Na Silvia Cintra + Box 4

a6af548b-b9d4-4234-959e-1f5ae5d0de79Para a exposição “Forgotten Mantras”, sua segunda individual na galeria Silvia Cintra + Box 4, Gávea, Rio de Janeiro, RJ, Ana Maria Tavares recorre a todas as expressões e termos que foram usados desde 1997, uma alusão ao tempo que nos faz esquecer o passado, sendo preciso retornar aos mantras para que eles permaneçam em nós.

Ana Maria Tavares começou a inserir palavras em seu trabalho em 1997, mas foi com a série “Cityscape”, feita especialmente para a Bienal 50 anos de São Paulo, em 2001, que os mantras ganharam força em sua obra. Na época, Ana usou 8 palavras e expressões impressas em placas de aço inox polido que juntas formavam um imenso painel que refletia o Parque do Ibirapuera.

Segundo a artista “Os mantras são como sínteses da atualidade, funcionam como senhas para navegar no mundo contemporâneo” e é exatamente por essa razão que agora eles se tornaram ainda mais complexo, em várias línguas, marcando a homogeneização e a repetição de uma cultura para a outra, todas contaminadas pela cópia.

Além dos quatro trabalhos da série “Forgotten Mantras” faz parte ainda uma instalação com pequenos trabalhos que trazem mantras como desire, delight, stillnox, lexotan, sexo; que podem ser montados de diversas formas. Todas essas obras são feitas em aço inox polido.

Para quebrar a rigidez da malha quadriculada e da retícula modernista presente nas obras em inox, Ana Maria Tavares incluiu na exposição a obra “Desire”, que é uma impressão em papel com mantras sobrepostos em diversas direções, numa alusão ao caos. 

Em novembro de 2016 Ana Maria Tavares inaugura uma grande exposição retrospectiva na Pinacoteca do Estado de São Paulo.

Sobre a artista

Ana Maria Tavares, nasceu em Belo Horizonte, em 1958. Reside em São Paulo, SP. em São Paulo. Estudou na FAAP, fez mestrado em escultura na School of the Art Institute of Chicago e curso de Desenvolvimento de Projeto no Oxbow Art Center (Michigan, EUA). Defendeu tese de doutorado em 2000 na Escola de Comunicações e Artes. Sua primeira exposição individual foi na Pinacoteca do Estado em 1982. Participou  da Bienal de São Paulo em 1983, 1987, 1991 e da edição especial de 1994, Bienal Brasil Século XX. Entre as mostras coletivas no exterior destacam-se: “Modernité” no Museu de Arte Moderna de Paris em 1987, e “Ultramodern” no National Museum for Women in the Arts, Washington, EUA, em 1993.  Entre 2002 e 2003, foi bolsista da John Simon Guggenheim Foundation, em Nova Iorque.  Em 2006, realiza a instalação “Enigmas de uma Noite” com Midnight Daydreams, no Instituto Tomie Othake, e na Bienal de Cingapura. Dentre as várias exposições individuais dos últimos anos, merecem destaque – “Ana Maria Tavares: Desviating Utopias”, no Centro de Artes Visuais de Nashville, Estado Unidos em 2013; “Atlântica Moderna: Puros e Negros” no Museu do Vale, Vila Velha em 2014; e “Cárceres duas vozes: Piranesi e Ana Maria Tavares”, no Museu Lasar Segall, São Paulo em 2015.

De 29 de março a 30 de abril.

Silvia Cintra + Box 4

 

Silvia Cintra + Box 4

 

avatar_renato_rosaColuna – Renato Rosa
Renato Rosa, brasileiro, São Gabriel, RS, Brasil, 1946. Marchand, pesquisador, editor do jornal cultural O PARALELO do site www.bolsadearte.com/oparalelo, co-autor do “Dicionário de Artes Plásticas no Rio Grande do Sul”, (2ª edição, 2000, esgotada) Editora da Universidade/UFRGS.

Deixe um comentário