“Comfort art” de Ana Cândida estreia no Habemus Artem um trabalho cativante.
Nesta quinta (23), pelas 19 horas, a exposição virtual “Reminiscences” é inaugurada em nossa Galeria Virtual e na R.Rodyner Gallery. A mostra da artista plástica Ana Cândida faz parte do projecto Habemus Artem – Virtual Gallery e fica patente até 23 de setembro de 2020.
A exposição abrange 20 obras em aquarela que podem ser apreciadas a qualquer hora do dia, de qualquer lugar do mundo e sem aglomeração de pessoas, em uma imersão virtual que oferece uma experiência diferenciada na forma de ver e consumir arte. Recomendamos o uso de fone de ouvidos ao entrar na exposição no modo manual.
Formada em Design de Moda e Artes Cênicas, Ana Cândida é talentosa e versátil, tendo um significativo currículo como atriz e figurinista. Após uma temporada em Nova York, onde realizou uma “imersão artística”, Ana Cândida nos presenteia com uma série de aquarelas que nos leva a uma viagem pela liberdade interior e exterior, retratadas em pinceladas com um ritmo, luz, transparência e intensidade que nos prende o olhar.
A artista
Criada no interior do estado brasileiro de Minas Gerais, Ana Cândida traz aos seus trabalhos, lembranças da fazenda e da vida no campo, a sua relação com a natureza, em especial, pássaros e borboletas. Ao mesmo tempo, a artista cria imagens complexas e densas com um retrato simbólico de sentimentos e momentos.
Com mais de 15 anos a trabalhar no campo das artes, a artista atuou em diversas produções cênicas. Figurinista, já assinou criações para espetáculos teatrais e de dança.
Aquarela
Há cerca de dois anos descobriu outra grande paixão nas artes: a Aquarela. Destaca a transparência nas cores e intensidade que a levou para essa paixão. Sua busca por aprimorar suas técnicas e desenvolver seu trabalho direcionou Ana Cândida a intensificar seus estudos artísticos no Brasil, nos EUA e na Europa.
A viver atualmente em Portugal, Ana Cândida gosta de definir a prática artística como uma “maneira de fazer com que os sentimentos mais profundos, do corpo e da alma, se manifestem. Numa confissão única, original”. Uma artista para se conhecer e viajar nas “asas” de suas obras.
Obras Comfort Art
Se fosse para dar uma alcunha ao trabalho de Ana Cândida, poderíamos chamar de “Comfort Art”. A fazer uma alusão ao “comfort food”, que seria uma comida confortável, uma comida caseira repleta de lembranças e sabor, as pinturas de Ana Cândida nos confortam, nos resgatam lembranças e momentos, uma verdadeira “Comfort Art”.
A mostra “Reminiscences” reúne 20 obras em aquarela, carregadas de emoções que lidam, no presente, com os medos e contradições que existem no ser “livre”.
A espontaneidade do trabalho de Ana Cândida ressalta naturalmente sua narrativa visual relativa à liberdade em diferentes níveis, uma exposição a não perder. Oportunidade de conhecer mais sobre a obra da artista, como de ter o privilégio de adquirir uma de suas obras.
“Reminiscences” – Informações
Inauguração: 23/07/2020
Término: 23/09/2020