Oito limões de dois metros de altura inundam o centro de Madrid com cores na exposição de arte urbana Lemon Art.
Destacados artistas visuais do Grupo pro Arte y Cultura, sob a coordenação de Mayte Spínola, projetaram esculturas de limões gigantes de 330 quilos que viajarão nos próximos sete meses por cidades da Espanha, França e Alemanha para gerar notoriedade à volta do limão europeu.
De 11 a 25 de novembro, Madrid é a primeira etapa desta galeria visual de arte urbana que se localiza na rua Serrano começando na conhecida Puerta de Alcalá e finalizando na rua de Ayala e que posteriormente se deslocará a Murcia, Málaga, Valência, Berlim, Paris e Sitges.
“É um projeto para dar a conhecer a todo o mundo que os melhores limões são os produzidos na zona do Mediterrâneo. Desenhamos uns limões apetecíveis pelos quais os europeus vão apaixonar-se ”
diz Spínola, fundadora e coordenadora do Grupo pro Arte y Cultura do projeto Lemon Art (Madrid, 11 de novembro de 2020).
A era do limão também atingiu a arte e a cultura.
Oito Artistas proeminentes da Espanha, França e Alemanha criaram tantos limões de dois metros de altura e 330 quilos que a partir deste 11 de novembro inundam de cor as ruas do centro de Madrid.
Desta forma impressionante começa a exposição itinerante Lemon Art que percorrerá durante os próximos meses sete cidades da Europa para se tornar a vitrine do limão europeu, líder na qualidade, sustentabilidade e frescura, no âmbito da campanha de informação Bem-vindo ao Lemon Age.
Trata-se de uma parceria sem precedentes entre o setor europeu do limão e o Grupo pro Arte y Cultura, grupo de intelectuais formado por mais de 600 artistas do mundo inteiro e presidida pelo o pintor Pedro Sandoval, vencedor em duas ocasiões da Bienal de Florença. Assim, oito artistas de diversas áreas se reuniram sob a coordenação da pintora e fundadora do grupo, Mayte Spínola, para criar designs temáticos por meio da visão pessoal de cada um deles tem do limão, um alimento com muito para contar.
Projetamos oito apetitosos limões disse Mayte Spínola, madrilena e creadora do GpAyC; autora de um dos limões da exposição. O grupo de trabalho formado por oito dos nossos artistas, Villasierra, venezuelano; Linda de Sousa, portuguesa; Rosa Gallego del Peso, valenciana; Manuela Picó, estremenha; Amparo Alegría, murciana; a alemã Elizabeth Junghans e o francês Josè Antoine Zaragoza Saragoça. O resultado é uma série de peças muito frescas e visuais. Juan Rafael Alonso foi o projetista dessas estruturas em forma de limão em folha de metal cobertas por camadas de resina e fibra de vidro apoiadas em uma estrutura quadrada.
Desta forma, os limões saltam da árvore para a rua para reivindicar as suas qualidades e tornar visíveis o esforço dos mais de 20.000 espanhóis que trabalham diariamente neste sector para que cada limão produzido sob o exigente modelo europeu chegue com a máxima qualidade, segurança comida e rastreabilidade às casas dos europeus.
Uma oportunidade única para crianças, jovens e idosos tirar selfies com esses limões gigantes de dois metros de altura e 330 quilos, cujas localizações exatas podem ser encontradas no site thelemonage.eu.
Sobre a campanha Welcome to the Lemon Age (Benvindos à era do limão) é a mais ambiciosa campanha de informação e divulgação da história do limão europeu, financiada pela União Europeia. Ele será desenvolvido nos próximos três anos em cinco países: Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos e Canadá.
O objetivo é promover o posicionamento do limão produzido na Europa de forma que os consumidores valorizem e apreciem as características intrínsecas e diferenciadoras, como a origem, frescura, sustentabilidade e a garantia de qualidade certificada do limão europeu.