Percursos, visitas orientadas, oficinas, palestras e concerto animam o polinucleado Museu de Lisboa, com reservas obrigatórias para controlo de lotação.
O Museu de Lisboa reabriu a 5 de abril, com o Núcleo Arqueológico da Casa dos Bicos, ao qual se juntam, hoje, 6 de abril, os restantes espaços do museu: Palácio Pimenta, Santo António e Teatro Romano. Para assinalar este regresso, até ao final de abril, a entrada e as atividades gratuitas em todos os espaços.
São ao todo 18 atividades que o Museu oferece do dia 10 de abril ao 29 de abril de 2021. É necessário que se faça a reserva em [email protected] (exceto o primeiro dia) pois há controlo de lotação – sujeita a uma reduzida cumprindo as normas da DGS.
Programa de abril – Museu de Lisboa com atividades gratuitas
O programa inicia-se neste sábado (10), pelas 10 horas, ao pé da Igreja de Santo António, próximo da Sé, com o percurso A presença de Santo António em Lisboa, integrado na programação dos 800 anos da celebração de Santo António franciscano (1220-2020). A participação é gratuita, entretanto com reserva obrigatória: [email protected]. Pelas 11 horas, o Teatro Romano recebe a Hora do Conto | Manel e Chico descobrem o Teatro Romano com fantoches por Bruno Magina, uma apresentação para toda a família.
No Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (17), pela manhã um percurso entre a Igreja de Santa Cruz do castelo, Sé e Santo António, em parceria com Signinum. No mesmo horário, o Palácio Pimenta realiza uma actividade para toda a família. A Natureza a preto e branco converte-se em cores, que os miúdos a partir dos seis anos de idade podem pintar e dar vida à fotografias antigas de Lisboa, após uma visita cheia de revelações sobre a evolução da cidade.
Outros percursos como “De Olisipo a Lixbõa. Da Casa dos Bicos à Muralha de D. Dinis”; “Da Ribeira à Estalagem do Rossio” e “O Povo está na rua! Os sítios das revoluções” assinalam o programa com descobertas de achados arqueológicos, histórias e revisita à locais onde aconteceram as principais revoluções. Em visitas orientadas, o Museu oferece também mais atividades gratuitas no Teatro Romano “12 Meses, 12 Histórias – O que une Pompeia e o Teatro Romano de Lisboa?” e “O Teatro Romano de Felicitas Iulia Olisipo”. No Palácio Pimenta as visitas são “A história de Lisboa” e “Exposição «Hortas de Lisboa. Da Idade Média ao século XXI”. Há também visita orientada na Casa dos Bicos – edificada entre 1521 e 1523, por ordem de Brás de Albuquerque.
Na véspera do encerramento (29), pelas 18 horas, o Teatro Romano recebe a Hora de Baco, um concerto com Zé Pinho & Amigos. Zé Pinho reúne regularmente um grupo de amigos que gostam de celebrar o entusiasmo desses tempos com a música dos que cantaram a revolução, nomes como Zeca Afonso, José Mário Branco, Sérgio Godinho, Luís Cília, entre outros.
Aceda todo o programa com as atividades gratuitas AQUI.
Horários – Museu de Lisboa
O horário está adaptado às circunstâncias atuais: todos os núcleos estão abertos das 10h às 18h, de terça-feira a sexta-feira. Aos fins de semana, das 10h às 13h, com exceção da Casa dos Bicos que encerra aos domingos mas está aberta às segundas-feiras, das 10h às 18h.
Para garantir a segurança tanto dos visitantes como da equipa, o Museu de Lisboa segue as normas sanitárias da DGS em vigor.