Luis Marrafa apresenta estreia de Ghost no Festival Temps d’Images

temps d'image

Espetáculo que integra a programação do Festival Temps d’Images, Ghost, de Luis Marrafa, arranca o primeiro dia com estreia absoluta, no Pequeno Auditório do CCB, nos dias 12 e 13 de maio, às 19h00. A 19.ª edição do Temps d’Images é retomada com apresentação de obras que intersectam as artes performáticas e audiovisuais, em vários espaços da cidade de Lisboa, em dois momentos, o primeiro dos quais com início em Maio.

Ghost é uma peça solo interpretado por um homem que se desdobra momentaneamente, dando origem a duas personagens com discursos independentes e acompanhados por visões utópicas. A interpretação de Luis Marrafa investe na geração de imagens, profundas e abstratas, de um indivíduo assolado com o facto de estar vivo com a exata idade que o seu pai tinha quando morreu.

A peça, marcada por uma deliberada estranheza cénica e coreográfica, acompanha o desfiar de um pensamento metafísico onde afluem várias questões sobre a existência, o absurdo da vida e a presença da morte.

«Ghost toca em sentimentos que nos lixam a cabeça. É o que um corpo humano, junto com a música de Bach, é às vezes capaz de fazer: expressar esses sentimentos que não conseguimos descrever com palavras e, por isso, o corpo começa a mover-se. Ao longo desta viagem perguntei-me se o seu pai estaria lá, entre nós…de verdade? Ou será que os filhos se estão a transformar nos seus pais?»

Alain Platel, coreógrafo

 

Luis Marrafa

Luis Marrafa nasceu em 1975, viveu até aos 9 anos em Schüttorf na Alemanha, mudou-se para Évora e depois para Lisboa, passou por Londres e neste momento vive e trabalha em Bruxelas desde 2009.

Luis Marrafa, licenciou-se na Escola Superior de Dança em Lisboa. Em Bruxelas é o director artístico da companhia de dança Marrafa Company e de StairCase.studio Brussels onde exerce também a curadoria artística. Cria e produz as suas próprias obras como coreógrafo, intérprete e compositor de som, inspirando-se intuitivamente na sua experiência e no ambiente multicultural à sua volta.

Luis tem sido convidado por diversas escolas de dança e por companhias profissionais como coreógrafo e professor de dança. Algumas das peças que realizou: Clavícula, Efeméride, Functio, Hodierno, Anpassung, Soma, Marvel, Duplo, Folclore, Proxemics, Unstable, Transistor… E destaca, HOME – seleção Aerowaves Twenty Company em Londres 2016; ABSTAND – nomeado para a melhor coreografia pelo Prémio Autores SPA Lisboa 2014; Untitled – Melhor performance no Festival International InShadow, Lisboa 2012; Coffee Loop – nomeado para One Film Festival em Gent, BE 2011; IIB – seleção para a filmoteca da escola de dança The Place em Londres, UK 2008 e melhor vídeo de dança no Festival International de dança, Almada 2009.

Através do convite da CNB – Companhia Nacional de Bailado, estreará a peça Snow no dia 24 de Setembro de 2021 em Lisboa. Colaborou com artistas como: Alain Platel, Rui Horta, Karine Ponties, Tânia Carvalho, Satya Roosens, António Cabrita, Luis Guerra, entre outros

 

Ghost, de Luis Marrafa

Duração: 60 minutos

Pequeno Auditório do CCB – Centro Cultural Belém

12 e 13 de maio 2021, às 19:00

Bilhetes: https://www.ccb.pt

 

Ficha técnica de Ghost

Conceito/Coreografia/Interpretação Luis Marrafa
Conselheiro Artístico Alain Platel
Figurinos originais Catarina Morla e Luis Marrafa
Música J.S. Bach por David Fray com The Deutsche Kammerphilharmonie Bremen; Ein Choralbuch für, J.S. Bach, por Stuttgart Gachinger Kantorei

Música original Luis Marrafa
Desenho de luz Zeca Iglésias
Operador drone Petra Van Gompel
Fotografia & Edição Luis Marrafa
Agradecimentos Alain Platel, Petra Van Gompel e Bruno Marchand
Produção Marrafa Dance Company
Apoios les ballets C de la B, Temps D’Images