Recital gratuito com poesia de Luís de Camões e concerto musical

Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR) recebe a 22 de julho (quinta-feira), às 19h45, o concerto do Teatro Nacional de São Carlos “Um Cancioneiro Português – Um caminho entre poesia e música – LUÍS VAZ DE CAMÕES” para um recital gratuito.

O espetáculo insere-se na programação QUINTAS À NOITE NO MUSEU, que prevê o alargamento do horário das 18h00 para as 22h30, e resulta de um protocolo entre o Teatro Nacional de São Carlos e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

O recital gratuito será integralmente preenchido com poesia de Luís de Camões e conta com a participação de Paulina de Sá Machado como soprano, André Henriques como baixo-barítono e João Paulo Santos no piano. A música é de Jorge Croner de Vasconcellos, Luís de Freitas Branco, Frederico de Freitas, José Viana da Mota, Augusto Machado, Rui Coelho, João Arroio, Alexandre Delgado, Eurico Carrapatoso, Joly Braga Santos, Fernando Lopes-Graça.

O Teatro Nacional de São Carlos apresenta o ciclo “Um Cancioneiro Português” como uma oportunidade para “tomar contacto com ambientes musicais e personalidades muito diversas, um conhecer de obras que nos podem levar a reflexões sobre o nosso passado e o nosso presente cultural”.

A entrada é gratuita, sendo limitada à capacidade da sala e sujeita a inscrição via email para [email protected]

Evento no Facebook.

O MNSR é o primeiro museu público de arte do país, tendo sido fundado em 1833 sob a égide de D. Pedro IV. No âmbito das reformas institucionais da República, em 1911, é renomeado Museu Soares dos Reis, evocativo do primeiro pensionista do Estado em escultura pela Academia Portuense de Belas Artes: António Soares dos Reis, o célebre autor do Desterrado. Já em 1932, e na senda das comemorações do centenário, adquire o estatuto de Museu Nacional. De momento apresenta uma programação com exposições temporárias e está em curso a revisão da exposição de longa duração, que abrirá ao público no final do ano.