31 curtas metragens universitárias de 19 países são exibidos em Lisboa

Bélgica, EUA, Alemanha, Roménia, Brasil, Irão, Argentina, Coréia do Sul e outros países são representados a concorrem prémios, no penúltimo dia de Festival.

Único Festival Internacional de Cinema Universitário em Portugal, o CINENOVA chega a sua a terceira edição e acontece na NOVA FCSH, na Cinemateca Portuguesa e na Casa do Capitão, entre 28 de setembro e 3 de outubro. Para além da exibição de curtas metragens universitárias de várias partes do mundo, o Festival tem programa com painéis de discussão sobre cinema contemporâneo e exposição de cinema expandido.

O Festival CINENOVA arranca com a cerimónia de abertura na Cinemateca Portuguesa, nesta terça (28), às 19h, com a exibição dos filmes O Mar Enrola na Areia, de Catarina Mourão, e Tempo Comum, de Gonçalo Magalhães.

Entre os dias 29 de setembro e 1 de outubro serão exibidas duas sessões de filmes por dia entre as 18h e as 21h, na NOVA FCSH.

Na quinta (30) de setembro, pelas 11h, ocorrerá ainda o Painel de Discussão “Ecos de uma Pandemia: Filmes de confinamento e os seus processos” com os realizadores Francisca Alarcão e João Garcia Neto. As entradas para as sessões e para o painel de discussão na NOVA FCSH são gratuitas.

Paralelamente, na Casa do Capitão no Hub Creativo do Beato estará a ocorrer a exposição “Entre o Real e a Imagem”, com 8 obras de 9 artistas. Esta exposição marca a estreia da secção “CINENOVA Expandido” dedicada ao cinema expandido e a levar ainda mais longe o jovem talento, para lá do espaço da universidade.

A organização avança que “Nesta mostra, o cinema, moribundo, apoia-se nas emulsões da película cinematográfica e de alguns pixels para se reafirmar enquanto potência de vida. Expandimos a sensatez narrativa da sala escura para aterrar noutras superfícies que desafiam a maneira com que consumimos e construímos imagens. Nesta exposição atravessamos espaços e tempos que acabam por deformar uma maneira tradicional de narrar.

A exposição tem entrada livre e estará aberta até dia 3 de outubro.

Seleção e Premiação dos curtas-metragens universitárias

Das mais de 1.400 submissões de filmes para esta terceira edição do CINENOVA, 9 produções portuguesas e 19 internacionais vão estar a competir nas categorias de Melhor Filme a Concurso (2.000€) e Melhor Filme Português (1.000€).

No sábado (2), pelas 16h, há entrega dos prémios, na Casa do Capitão com participação de DJ Set. O Festival encerra-se no domingo (3), às 16h, com visita guiada à exposição ENTRE O REAL E A IMAGEM com os curadores e conversa sobre Cinema Expandido com Curadores CINENOVA.

Para mais informações, consulte o website oficial do CINENOVA aqui.

 

Sobre o CINENOVA
O CINENOVA é promovido, desde 2019, pela NOVA FCSH e organizado por estudantes e professores universitários. Os seus principais objetivos são dinamizar a produção cinematográfica em contexto universitário e estimular o debate em torno da relação que pode existir entre o Cinema, o Conhecimento e a Comunicação. Em 2020, mais de 600 pessoas visitaram o festival.