25ª Mostra de Teatro de Almada arranca com estreia, exposição e música

Para celebrar os 25 anos da Mostra de Teatro, o programa de abertura com entrada livre inaugura exposição fotográfica, apresentação musical com Porbatuka e estreia da peça Sombrios.

Em vários palcos do concelho de Almada, de 29 de outubro a 28 de novembro, mais de três dezenas de peças representadas por 25 grupos de teatro amadores e profissionais dão corpo à 25ª Mostra de Teatro de Almada.

Adaptando-se às circunstâncias atuais, garantindo a total segurança do público, artistas e técnicos, a edição de 2021, marca os 25 anos da Mostra de Teatro e levará à cena uma programação diversificada, onde se mesclam diferentes propostas, destinadas aos mais variados públicos.

O cartaz é colorido, plural e nele coabitam autores nacionais e estrangeiros: de Samuel Becket e Anton Tchekhov a Federico García Lorca, passando por Joaquim Paulo Nogueira, Romeu Correia, para além dos universos de Júlio Pomar e Antoine de Saint-Exupéry.

Nesta grande festa do teatro em Almada, respira-se sobretudo a dramaturgia do mundo mas há também espaço para conversas, debates e exposições.

Durante quatro semanas, a comunhão entre artistas e público, consolida Almada como um lugar especial de arte e cultura de todos e para todos, onde o Teatro, a par do Tejo, é um imenso rio que desagua nos palcos do concelho.

 

Abertura da 25ª Mostra de Teatro de Almada, com entrada livre

Nesta sexta (29) de outubro, pelas 18 horas, o Teatro-Estúdio António Assunção inaugura Exposição fotográfica documental sobre os 10 anos dos actos urbanos – Associação Cultural O Mundo Do Espectáculo. Pelas 20h30, o grupo de percussão Porbatuka se apresenta no exterior do Auditório Osvaldo Azinheira, na Academia Almadense. Às 21h30, no mesmo local, há estreia da peça Sombrios, da companhia Almadense Alpha Teatro Associação Cultural. Sombrios é uma tragédia sobre os marginalizados, as decisões que são forçados a tomar e as escolhas que ainda podem fazer. Uma história que aborda o poder e os costumes nas dinâmicas familiares, a importância da diferença e as consequências da discriminação, seja esta física, moral ou de personalidade. A entrada é livre.

Porbatuka (Divulgação)

 

Programa da 25ª Mostra de Teatro de Almada

No sábado (30) e no domingo (31), o Grupo De Iniciação Teatral Da Trafaria apresenta Circuito Ordinário, no Recreios Desportivos Da Trafaria. A peça consta de um interrogatório interno num serviço de informações e retrata os mecanismos da delação clássica. Um texto que, à partida, parece muito datado, revela-se duma atualidade assustadora quando assistimos a fenómenos recentes como o das fake news. 

No outro fim de semana, o Convento dos Capuchos recebe a peça O Museu Andante – Júlio Pomar para questionar “O que é uma obra de Arte?” e a sala de ensaios do Teatro Municipal Joaquim Benite a peça do Teatro Bocage, Epifanias – uma consolidação de um ciclo de experimentações performativas a solo, realizadas pontualmente por Rita Cássia entre os anos 2013-2016 no Projeto Conversando Com Clarice.

Para além das peças que ocorrem em diversos locais, há também exibição do filme Como resistir a 233°C, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, na Academia Almadense e lançamento da revista WOS – Women On Scene, no dia 12 de novembro, às 20h, na Sala Pablo Neruda, do Fórum Municipal Romeu Correia. A revista pretende dar visibilidade à singularidade da voz de mulheres, que, através da criação artística no Teatro e na Performance, projetam o seu modo de viver e de partilha, na reflexão, vivência e transfiguração do mundo.

No domingo (14) de novembro, há passeio de 120 minutos por Cacilhas, com Francisco Silva. O ponto de encontro é no Posto de Turismo de Cacilhas e faz-se necessário realizar inscrição pelo e-mail: [email protected]. A participação é gratuita. No programa consta também Oficinas e Conversas. Leia todo o programa AQUI.