Transverse Orientation é a nova criação de Dimitris Papaioannou

O Centro Cultural de Belém recebe nesta sexta (10), às 21h e sábado (11), às 19h, no Grande Auditório, Transverse Orientation – a nova criação, repleta de imagens poderosas e sugestivas, de Dimitris Papaioannou.

Dimitris Papaioannou é um artista grego oriundo das artes plásticas que, mais tarde, mergulhou a fundo no mundo das artes performativas, não apenas como encenador, mas também enquanto coreógrafo, intérprete, cenógrafo, figurinista e responsável de iluminação.

Em The Great Tamer, espetáculo que apresentou no Centro Cultural de Belém em 2018, Papaioannou faz do claro-escuro e das sombras os seus aliados. Já em Transverse Orientation a luz é o elemento central, recuperando a clareza (ou luminosidade) dos trabalhos anteriores, como Primal Matter (2012). É com base nisto que ergue um espetáculo que explora a destruição de modelos antigos, a criação de novos e a consequente redescoberta de valores originais, convidando-nos a examinar a relação com os nossos antepassados.

É um jogo de associações (…). Recorro, frequentemente, a ilusões simples para persuadir o público de que todos aqueles membros pertencem à mesma pessoa ou de que as roupas pretas são um fundo caótico (…). Se algo se parece com outra coisa, mas lembra o público de uma imagem de uma pintura famosa, então, esta pintura é provavelmente uma ilustração de um mito famoso que aborda temas como a beleza, o amor, o narcisismo, a monstruosidade ou um relacionamento entre pai e filho.

Excerto retirado da entrevista Dimitris Papaioannou: «I believe I’m a
choreographer of illusions» realizada por Giordana Patumi para o
DANCE ART JOURNAL, a 19 de outubro de 2021. Tradução gentilmente cedida pelo Teatro Municipal do Porto.

Dimitris Papaioannou

Nascido em Atenas, em 1964, Dimitris Papaioannou foi desde cedo reconhecido pelo seu trabalho como pintor e autor de banda desenhada, antes de passar a concentrar-se nas artes performativas como encenador, coreógrafo, performer, cenógrafo, figurinista e designer de luz.

Foi estudante do icónico pintor grego Yannis Tsarouchis, antes de estudar na Escola de Belas Artes de Atenas. Em 1986, fundou a companhia Edafos Dance Theatre como veículo para as suas próprias produções de palco, híbridos de teatro físico, dança experimental e performance.

Tendo surgido no meio underground, a companhia desafiou perceções e conquistou um número crescente de seguidores dedicados. MEDEA (1993) marcou a transição da companhia para os grandes palcos e é considerada a sua obra icónica. A companhia Edafos durou 17 anos, até 2002, e teve uma marca indelével na cena artística grega.

Papaioannou tornou-se conhecido em 2004, como criador das Cerimónias de Abertura e de Encerramento dos Jogos Olímpicos de Atenas. Recomeçando em 2006, com a produção 2, Dimitris viu-se na posição única de criar obras avant-garde nos principais teatros de Atenas que quebraram recordes de longa duração, com mais de 100 mil bilhetes vendidos.

Em 2009, começou a usar esta plataforma para criar experiências teatrais de grande escala: NOWHERE (2009) para a inauguração do renovado Teatro Nacional Grego e INSIDE (2011) para o Teatro Pallas.

Em 2012, reduzindo o seu trabalho ao essencial, criou PRIMAL MATTER para o Festival de Atenas, o que marcou o seu regresso aos palcos após uma ausência de dez anos.

Na mesma busca pela simplicidade, criou STILL LIFE (2014), a sua primeira obra que teve longas digressões pela Europa, América do Sul, Ásia e Austrália.

Em 2015, criou o espetáculo da Cerimónia de Abertura da primeira edição dos Jogos Europeus Baku.

As suas 25 produções abrangem desde peças mais intimistas até espetáculos de massas, tendo sido apresentadas numa grande variedade de salas, desde o célebre teatro que o próprio criou numa casa ocupada em Atenas até ao antigo Teatro de Epidauro, passando pelos estádios Olímpicos, pelo Théâtre de la Ville, em Paris, e pelo Teatro Olimpico, em Vicenza.

Em 2017, criou THE GREAT TAMER (que foi apresentado no CCB), o seu primeiro trabalho internacional encomendado por 10 coprodutores, incluindo o Festival 7 d’Avignon. THE GREAT TAMER andou em digressão durante dois anos e meio, por 4 continentes, 23 países e 38 cidades. Foi apresentado um total de 112 vezes, perante mais de 90 mil espectadores. O espetáculo foi agraciado com o prémio especial Europe Theatre Prize, em Roma, em 2017. Papaioannou foi ainda nomeado em 2019 para o prémio Olivier.

Em 2018, Dimitris tornou-se o primeiro artista a criar um novo trabalho completo para o Tanztheater Wuppertal Pina Bausch. SINCE SHE estreou em maio de 2018 em Wuppertal (Alemanha) e foi apresentado em Amesterdão,
Londres, Atenas, Paris e Catanzaro.

O espetáculo TRANSVERSE ORIENTATION (2021) teve estreia marcada para o Onassis Stegi, em Atenas, mas, devido à pandemia, foi apresentado pela primeira vez a 2 de junho de 2021 na Biennale de la Danse de Lyon, em França, e fará uma digressão por mais de 30 cidades.