Chamada aberta até março para Prémio Coal Oceans 2022

Termina a 1 de março de 2022 o prazo para apresentação de candidaturas ao Prémio Coal Oceans 2022.

O Prémio tem como objetivo revelar abordagens artísticas sobre questões ecológicas atuais e apoiar o surgimento de uma nova cultura da natureza e sustentabilidade, que tome em linha de conta a crise ecológica global.

A edição de 2022 é dedicada ao tema dos oceanos enquanto horizonte geográfico, onírico e político, tendo em conta a transformação dos oceanos face às alterações climáticas.

Num momento em que decorre a ‘Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)’, sob proposta da Organização das Nações Unidas (ONU),  o Prémio Coal Oceans 2022 convida artistas de todo o mundo a explorar universos submersos, aquáticos,  tornando-os acessíveis ao maior número possível de pessoas.

Serão tidos em conta o valor artístico, a originalidade das abordagens, temas ou perspectivas, a viabilidade do projeto e colaborações com intervenientes ligados à proteção da natureza.

O Prémio será entregue durante uma cerimónia organizada no Musée de la Chasse et de la Nature, em 8 de junho de 2022.  O vencedor do Prémio beneficiará de uma dotação de 10.000 euros e de uma residência artística (opcional) no Musée de la Chasse et de la Nature, propriedade da Fundação François Sommer.

O Prémio foi lançado pela associação COAL – Coalition pour l’art et le développement durable em 2010 com o objetivo de implementar uma cultura ecológica em ligação com a criação artística.

O Prémio Coal Oceans 2022 conta com o apoio da União Europeia através do programa de cooperação europeia ACT – Art Climate Transition, dos Ministérios franceses da Transição Ecológica e da Cultura, do Museu da Caça e da Natureza da Fundação François Sommer, da Fundação LAccolade e da Orquestra Nacional da Bretanha.

Lançamento da chamada aberta: 1 de dezembro de 2021
Prazo de candidatura: 1 de março de 2022
Cerimónia de entrega de prémios: 8 de junho de 2022

 


CONTACTO

[email protected]


MAIS INFORMAÇÕES

www.projetcoal.org/coal/en/