Festival FUSO abre open call, até ao dia 30 de junho, para obras de videoarte

Open Call destina-se a artistas portugueses em geral e artistas estrangeiros a viver em Portugal e a 15ª edição do Festival de videoarte realiza-se de 22 a 27 de agosto de 2023

 

Estão abertas, até ao dia 20 de junho, as candidaturas para a open call do FUSO – Festival Internacional de Lisboa, que se realiza de 22 a 27 de agosto em vários jardins e claustros dos museus de Lisboa.

 

Nesta open call, podem participar artistas portugueses em geral e artistas estrangeiros a residir em Portugal e vão ser atribuídos dois prémios: Escolha do Júri – Prémio Aquisição Fundação EDP/MAAT, no valor de 3.500€, e Escolha do Público – Prémio Incentivo Duplacena, no valor de 500€. Um júri presidido por Margarida Chantre (Fundação EDP / MAAT) irá eleger o melhor vídeo, sendo que a selecção prévia dos vídeos a concurso será da responsabilidade de Jean-François Chougnet, diretor artístico do FUSO.

 

As candidaturas deverão ser submetidas online, em formulário próprio, até às 23h59 do dia 30 de junho de 2023, sendo também válida para as duplas ou coletivos em que um dos membros cumpra os requisitos de ser português ou residente em Portugal.

 

Em 2023, o FUSO celebra 15 anos de atividades ininterruptas e testemunha a maleabilidade do vídeo como ferramenta criativa e crítica. Capaz de abarcar e cruzar as diversas disciplinas artísticas contemporâneas e evoluir para campos de pesquisas que permitem novas experimentações, a videoarte é um instrumento acessível e importante para a reflexão sobre os tempos que vivemos.

 

As obras seleccionadas vão ser divulgadas no mês de julho e posteriormente exibidas numa sessão do festival, a decorrer na Praça do Carvão da Fundação EDP, em Lisboa.