Galeria NAVE apresenta primeira exposição institucional de artistas de Berlim em Portugal

11 artistas emergentes internacionais apresentam obras em Lisboa

A Galeria NAVE apresenta, a partir de hoje (3), às 18h30, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, a primeira exposição institucional de artistas sediados em Berlim, em Portugal. A exposição, intitulada DAMMI I COLORI, apresenta 22 obras de 11 artistas emergentes internacionais, explorando a variedade de médiuns sobre o uso da cor na arte contemporânea.

A cidade de Berlim é um dos principais cenários artísticos da Europa, onde atualmente cerca de 10 mil artistas visuais procuram este centro cosmopolita para vivenciar a diversidade cultural desta cidade alemã. Neste âmbito, a Galeria NAVE desafiou Peter Ungeheuer, curador independente que conta com a organização de mais de 40 exposições com cerca de 200 artistas em diferentes países, como Áustria, Luxemburgo e Grécia, além da Alemanha.

Para Mercedes Cerón, Diretora da Galeria NAVE, esta iniciativa privada, que é também apoiada pela Sociedade Nacional de Belas Artes e pela Embaixada da República Federal da Alemanha, em Lisboa, “representa um esforço para internacionalizar a arte ao apresentar o trabalho de artistas emergentes sediados na Alemanha”.

Considerando que, em Portugal, os apoios são praticamente insuficientes na internacionalização dos artistas em início ou em média carreira, a mesma responsável salienta que não existe “uma dinâmica de intercâmbio de artistas portugueses e estrangeiros, já que o nosso país é periférico no mercado da arte, dado o pouco investimento público e privado. Aliás, é praticamente impossível lançar novos artistas para o mercado global, enquanto não reposicionamos o nosso país, já temos uma fraca participação de galerias nacionais em feiras do setor”.

Numa altura que Portugal acolhe milhares de turistas, Mercedes Cerón, Diretora da Galeria NAVE, acrescenta que “a nossa economia não deve focar-se apenas na capacidade de difundir atividades como a restauração e a hotelaria, mas também na promoção de elementos de identidade cultural, através de artistas nacionais no estrangeiro e na presença de obras a nível internacional em solo nacional, como é o caso desta exposição. É, assim, necessária uma transformação das qualificações e das estruturas atuais em termos de captação de turismo associado à arte, tal como acontece em Bilbau ou Berlim”.

A exposição DAMMI I COLORI estará patente na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, até 31 de dezembro de 2023.