Evento Celebra os 50 Anos da Revolução dos Cravos com Exposição do Fotógrafo Italiano Uliano Lucas
O Museu Nacional da República em Brasília acolhe, de 14 de maio a 7 de julho, a exposição “Revoluções – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)”, do fotógrafo italiano Uliano Lucas. A exposição, que ocorre no ano em que se celebram os 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal, marca a primeira vez que Lucas expõe no Brasil.
A inauguração do evento “Revoluções” ocorrerá no dia 14 de maio, às 18h00, na Galeria 2 do Museu Nacional da República. A entrada é franca.
“Revoluções” é uma realização da Embaixada de Portugal no Brasil, da Embaixada da Itália no Brasil e do Camões Centro Cultural Português Brasília, em parceria com a Embaixada de Angola no Brasil, a Embaixada de Guiné-Bissau no Brasil, o Instituto de Letras da Universidade de Brasília UnB e a Cátedra António Lobo Antunes (Universidade de Milão/Camões, IP). A exposição conta com o apoio da Delegação da União Europeia no Brasil e a co-organização do Arquivo Uliano Lucas, da Cátedra António Lobo Antunes, da Universidade de Milão, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (projeto CROME e iniciativa “50 anos de Abril”) e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa.
A curadoria da exposição é de Elisa Alberani, Miguel Cardina e Vincenzo Russo.
Nos dias 15 e 16 de maio, no auditório 2 do Museu Nacional da República, decorrerá o Colóquio “Retratos da Revolução”, com a participação dos curadores e de académicos brasileiros, numa realização do Instituto de Letras da Universidade de Brasília. A participação é gratuita e sem necessidade de agendamento prévio.
Serviço:
- Exposição fotográfica: “Revoluções – Guiné-Bissau, Angola e Portugal (1969-1974)”
- Período da exposição: de 14 de maio a 07 de julho
- Horário de visitação: Terça-feira a Domingo, das 9h às 18h30
- Local: Museu Nacional da República
- Entrada: Franca/livre
- Inauguração: 14 de maio, às 18h00, no Museu Nacional da República
- Colóquio “Retratos das revoluções”: 15 de maio, 19h-21h; 16 de maio 16h-18h e 19h-21h, no Auditório 02, Museu Nacional da República. Participação gratuita e sem agendamento prévio.