BMH– Bridging Musical Heritage: a nova plataforma científica e artística que promove e difunde o património musical europeu

A BMH – Bridging Musical Heritage é uma nova plataforma, científica e artística, que promove e difunde criativamente o património musical europeu. Com o objectivo primeiro de alargar o raio de presença e influência deste extraordinário espólio, esta plataforma robustece as ligações já tecidas, ao longo dos últimos dez anos, entre a investigação e a prática musical historicamente informada em Portugal, Espanha e França. O trabalho já desenvolvido levou a que, muito recentemente, a BMH, tenha sido identificada como estando entre os melhores projetos da área da Música Antiga, encontrando-se entre os nomeados para os REMA – Early Music in Europe Awards, atribuídos pela Rede Europeia de Música Antiga (REMA).

A BMH é uma parceria entre a Universidade de Coimbra (Portugal), a Universidade de Valladolid (Espanha), O Bando de Surunyo (Portugal), a Capella Sanctae Crucis (França), e a Artway (Portugal), com o co-financiamento do Programa Europa Criativa da Comissão Europeia e da Direção Geral das Artes.

Praticante convicta de uma Ciência Aberta (materiais produzidos em livre acesso), a plataforma promove a circulação de música e músicos tomando como ponto de partida a edição crítica da música outrora produzida no Mosteiro de Santa Cruz em Coimbra (Portugal), acompanhada da produção de conteúdos digitais, e a realização de múltiplas acções pedagógicas. A Bridging Musical Heritage, graças a este intercâmbio transnacional de textos, contextos e consequente produção artística, irá inevitavelmente oferecer novas leituras sobre o património musical antigo, muito em particular o ibérico dos séculos XVI e XVII. Isto terá um impacto duradouro nas gerações presentes e futuras, catalisando a curiosidade e o interesse em relação ao património cultural comum da Europa tornando-o, simultaneamente, ampla e facilmente acessível.

Nos próximos dias 11 a 15 de Junho, a Bridging Musical Heritage terá actividades públicas na Universidade de Coimbra. Depois de um intenso trabalho de investigação, recuperação e edição crítica de manuscritos musicais provenientes do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e da Sé de Valladolid, chega agora o culminar do projecto que se iniciou em 2022 e que terá, mais uma vez, uma entusiasmante apresentação pública, em alguns casos inédita, do excelente património sonoro dos séculos XVI e XVII.

No dia 11 de Junho começa a residência artística com a participação dos músicos do O Bando de Surunyo, dirigido por Hugo Sanches, Capella Sanctae Crucis dirigido por Tiago Simas Freire, Los Afectos Diversos, representado pela harpista espanhola Laura Puerto, La Danserye, grupo espanhol que se dedica ao estudo e recriação de partituras e instrumentos de sopro dos séculos XVI e XVII,  e ainda o Ensemble Portingaloise, grupo que se dedica à divulgação da Dança Antiga (dança europeia dos séculos XV a XVIII). Paralelamente, no dia 14 de Junho, decorrem as Jornadas Mundos e Fundos / Bridging Musical Heritage no Colégio de S. Jerónimo que contam com a participação de Paulo Estudante e José Abreu da Universidade de Coimbra, Soterraña Aguirre da Universidade de Valladolid e Juan Ruiz Jimenez  da Academia de Bellas Artes de Granada. O concerto será no dia 15 Junho, pelas 18h na Capela de S. Miguel e terá entrada livre.

No âmbito da plataforma Bridging Musical Heritage, foi criado o site  www.bridgingmusicalheritage.com onde, para além de informações sobre agenda e outros conteúdos como fotografias e vídeos, pode aceder-se às partituras que foram reconstruídas durante todo o projecto e que serão apresentadas no concerto.

Em Setembro será apresentado um vídeo documentário realizado por Adriana Romero que relata todo o trabalho realizado (investigação, residências artísticas, concertos, gravações), e servirá para posterior divulgação uma vez terminado o projecto. À semelhança do vídeo, num exercício de maior acessibilidade a toda esta fantástica música, foram gravados dois livros-cd que serão publicados também em Setembro.

PROGRAMAÇÃO

11 de Junho | Residência Artística com a participação dos músicos do O Bando de Surunyo, Capella Sanctae Crucis, Los Afectos Diversos, La Danserye, e o Ensemble Portingaloise

14 de Junho | Jornadas Mundos e Fundos / Bridging Musical Heritage no Colégio de S. Jerónimo, Coimbra, que contam coma participação de Paulo Estudante e José Abreu da Universidade de Coimbra, Soterraña Aguirre da Universidade de Valladolid e Juan Ruiz Jimenez  da Academia de Bellas Artes de Granada.

15 Junho | Concerto: O Bando de Surunyo, Capella Sanctae Crucis, Los Afectos Diversos, La Danserye e Ensemble Portingaloise, às 18h na Capela de S. Miguel, Coimbra | Entrada livre

Bridging Musical Heritage é um projecto co-financiado pela Comissão Europeia

https://www.bridgingmusicalheritage.com/