Evento contará com a participação do renomado pianista António Rosado e atividades culturais diversificadas
Covilhã, 30 de maio de 2024 – Entre os dias 18 e 22 de junho, a cidade da Covilhã será palco de mais uma edição do BEYRA Laboratório Artístico, um evento que promete dinamizar culturalmente a região da Beira Interior. O destaque desta edição será o concerto do Ensemble Orquestral da Beira Interior (EOBI), com a participação especial do aclamado pianista António Rosado.
O BEYRA Laboratório Artístico, sediado na EPABI, escola parceira do projeto, incluirá uma série de ensaios e atividades voltadas para a preparação de um concerto temático sobre a liberdade. Sob a direção musical do violoncelista e maestro Bruno Borralhinho, os jovens músicos do EOBI interpretarão o Concerto nr. 21 de Mozart para piano e orquestra e a 10ª sinfonia de Shostakovich.
Além dos ensaios, o evento oferecerá ensaios abertos a alunos das escolas locais, ensaios comentados e o inovador Laboratório 10-18, onde estudantes de música entre 10 e 18 anos poderão tocar ao lado dos jovens profissionais do EOBI. Momentos de mentoria também estão previstos, nos quais os responsáveis pelo projeto, incluindo Vanessa Pires (direção executiva da Artway), Filipe Quaresma (direção artística), Bruno Borralhinho e António Rosado, compartilharão suas experiências e conhecimentos sobre a construção de uma carreira artística bem-sucedida.
A semana de atividades culminará com um concerto no dia 22 de junho, às 18h, no Teatro Municipal da Covilhã. Este evento promete ser um marco na programação cultural da região, proporcionando ao público uma experiência musical de alta qualidade.
O BEYRA Laboratório Artístico retornará à Covilhã entre 14 e 19 de novembro, quando estreará uma obra encomendada ao compositor Luís Tinoco, com o violoncelista Filipe Quaresma como solista.
Este projeto, alinhado com as estratégias culturais europeias, visa causar um impacto duradouro na comunidade da Beira Interior, promovendo o rigor e a excelência musical, além de oferecer novas oportunidades para jovens artistas emergentes. O BEYRA Laboratório Artístico é realizado com o apoio da República Portuguesa / Cultura – DGArtes, CM Covilhã, Caixa Cultura, Teatro Municipal da Covilhã, EPABI, Banda da Covilhã e Antena 2, e é organizado pela Artway.