Olivier Py, e o seu Et maintenant Miss Night est en couple… no Palco Grande, dia 8
Na segunda-feira, às 15h, no Salão das Carochas, inicia o Sentido dos Mestres. O Mestre deste ano é o escritor Rui Cardoso e a formação que vai ministrar intitula-se Ler muito, ver espectáculos, viver mais. Às 18h, começa o Colóquio na Esplanada com Olga Roriz e João Brites, criadores de 1001 noites – Irmã Palestina. Enquanto janta na Esplanada, às 20h30, pode ouvir Tributo a Zeca Afonso. Às 22h, no Palco Grande, é a vez de Et maintenant Miss Knife est en couple entrar em cena.
Miss Knife é o ‘alter ego’ modo-drag queen que acompanha a carreira nos palcos, e a vida, de Olivier Py vai para 30 anos. Trata-se de um espectáculo que viaja livremente entre os universos do cabaret, do music-hall e do recital. Em palco, Olivier Py – de vestido, collants e saltos altos, usando plumas, bijuteria e peruca – canta composições originais, ou arranjos de temas da chanson francesa, género que confessa amar desde sempre. Eis o seu amor pela música e pela extravagância na sua mais exacerbada expressão! Depois de versões com ensemble instrumental, banda jazz, ou orquestra sinfónica, que correram o Mundo, Olivier Py envereda agora pelo formato mais intimista possível: voz e piano. E há um novo colaborador: Antoni Sykopoulos (Maestro S, de nome artístico), o arranjador e pianista que partilha a sua voz de barítono com o falso soprano de Miss Knife. Justamente por essa razão: Et maintenant, Miss Knife est en couple.
Olivier Py (n. 1965) é uma das grandes personalidades do teatro francês contemporâneo, seja como autor/encenador, seja como gestor cultural – com passagens pelo Centre Dramatique d’Orléans, pelo Théâtre de l’Odéon, pelo Festival de Avignon (2013-22) e, desde 2023, pelo Théâtre du Châtelet. Estreou-se nos palcos aos 20 anos e como encenador aos 23, altura em que cria a sua própria companhia. Desde o novo século que se vem dedicando à encenação de ópera, tendo já cerca de 40 produções no seu portfolio. Católico e gay, a religião e a homossexualidade são temas recorrentes nas suas criações cénicas e literárias.
Et maintenant, Miss Knife est en couple… (Palco Grande da Escola D. António da Costa, dia 8 de julho, às 22h)
Um espectáculo de Olivier Py
Interpretação: Olivier Py e Maestro S (Antoni Sykopoulos)
Figurinos: Pierre-André Weitz
Arranjos musicais: Stéphane Leach, Jean-Yves Rivaud e Maestro S
Desenho de luz: Bertrand Killy
Figurinos: Pierre-André Weitz
Arranjos musicais: Stéphane Leach, Jean-Yves Rivaud e Maestro S
Desenho de luz: Bertrand Killy
Les Visiteurs du Soir (França)
Apoio: Institut Français du Portugal
Língua: Francês (com legendas em português)
Duração: 1h15m
Classificação: M/12
Duração: 1h15m
Classificação: M/12
Mais informações em ctalmada.pt