Fogo Lento apresenta: Congerminar – Um Projeto de Regeneração Sustentável

Sustentabilidade é a palavra-chave que define o novo projeto da Associação Cultural Fogo Lento. Intitulado “Congerminar”, este projeto inovador articula a apresentação de espetáculos, conversas e oficinas, desenvolvendo uma reflexão ativa sobre o conceito de regeneração. Utilizando a arte como ferramenta essencial, Congerminar visa regenerar os ecossistemas ambientais e humanos.

Inspirados pelas redes de micélio, a programação acompanha as mudanças das estações e interliga centros urbanos e periferias, grandes cidades e zonas de baixa densidade. O projeto convoca comunidades escolares, idosos e pessoas com deficiência, além do público em geral.

A crise ecológica atual torna urgente repensar o conceito de Desenvolvimento Sustentável e desenhar ações de Regeneração. Acreditamos que a arte tem a capacidade, o poder e a responsabilidade de imaginar práticas capazes de transformar o paradigma existente.

Congerminar parte da pesquisa sobre redes de micélio efetuada no projeto Micélio e aplica os princípios do seu funcionamento ao desenho de uma programação transdisciplinar. Esta programação estimula o fazer colaborativo e orientado por processos, assumindo a partilha de saberes e a criação de relações consistentes como eixos fundamentais para um futuro realmente sustentável e regenerado.

Através de espetáculos, conversas e oficinas, refletiremos sobre Regeneração sob a lente da Antropologia, Pedagogia, Biologia, Prática Artística e Imaginação, alimentando e cuidando de uma rede de troca recíproca.

A educação é um dos pilares fundamentais para regenerar comunidades humanas. Por isso, criaremos uma oficina-espetáculo que estimulará a criatividade e a curiosidade com o que nos rodeia, potenciando a relação experiencial com o meio ambiente. Esta oficina será realizada em escolas EB1 de Gaia e Castelo de Paiva e no Centro de Reabilitação da Granja, uma instituição dedicada a jovens com deficiência.

Congerminar cria ligações entre centro e periferia, levando programação a zonas com escassa oferta artística. No CAMPO, sede da Associação Cultural Fogo Lento, na periferia de Gaia, serão desenvolvidos dois projetos continuados que envolvem as comunidades locais, procurando estabelecer uma relação de regeneração recíproca entre população e natureza: “Observatório da Natureza” e “O Jardim”.

Acompanhando todo o projeto estará o NAP – Núcleo de Ação e Pensamento, um espaço para conversar, refletir e praticar possíveis metodologias de arte regenerativa. Constituído por um grupo de pessoas permanentes e convidados, será um espaço fértil para a germinação conjunta de conhecimento.

O projeto conta com uma equipa altamente qualificada e transdisciplinar, juntando pessoas com pesquisa prévia desenvolvida que toca de diferentes maneiras o tema do projeto. A coordenação artística geral do projeto e a criação do espetáculo-oficina está a cargo de Costanza Givone, que se dedica ao estudo das redes de micélio e à criação de práticas artísticas inspiradas no funcionamento destas redes.

Os espetáculos programados ao longo do ano são dirigidos por renomados artistas como Vera Mantero, Clélia Colonna, Joana Magalhães, Sandra Neves, Teatro do Frio, Henrique Fernandes, João Vladimiro, e muitos outros.

Para o NAP, convidamos especialistas de referência para refletir sobre Regeneração sob variados prismas, incluindo Liliana Coutinho, Teresa Castro, Rita Natálio, Rafael Bettencourt, entre outros.

Os materiais de comunicação ficarão a cargo de Madalena Matoso e Isabel Minhós Martins, que também dinamizarão a oficina “Como ver coisas invisíveis”.

Para que o projeto consiga criar as suas redes e conexões na sociedade civil, estabelecemos parcerias com diversas entidades, tanto institucionais quanto independentes, de grande e pequeno porte, na área da educação e da cultura.

 

Próximas atividades:

OUTUBRO 2024

12 Outubro, Sábado no CAMPO, Vila Nova de Gaia

ATIVIDADES GRATUITAS, SUJEITAS A INSCRIÇÃO PRÉVIA

  • 9.30h às 13h – Oficina de construção de micomaterial com Aromas e Boletos
  • 15.30h às 16.30h – Passeio performativo para adultos e crianças com Costanza Givone: “o que está debaixo dos meus pés/ Outono”

13 Outubro, Domingo no CAMPO, Vila Nova de Gaia

ATIVIDADES GRATUITAS, SUJEITAS A INSCRIÇÃO PRÉVIA

  • 10h00 às 13h – Projeto “O Jardim” de Joana Magalhães
    • 4 sessões da oficina-espetáculo “o que está debaixo dos meus pés /outono” com Costanza Givone14h00 às 17h – NAP (Núcleo de Ação e Pensamento): “o que fizemos, o que faremos: foco projeto “Micélio”, com Liliana Coutinho”NOVEMBRO 2024

      17 Novembro, Domingo, Auditório Municipal de Castelo de Paiva

      ATIVIDADE GRATUITA, SUJEITA A INSCRIÇÃO PRÉVIA

      • 15h30 / 16h / 16h30 – Espetáculo “Ai de Mim, Ai do Eu…” de Sandra Neves

      Data a definir, Agrupamento de Escolas Couto Mineiro Pejão, Castelo de Paiva

      ATIVIDADE GRATUITA PARA OS ALUNOS DA ESCOLA

    • Fogo Lento Associação Cultural – Rua Rio da Costa, nº 24, 4415-320 Pedroso, V. N. Gaia