Filme português sem apoio financeiro premiado internacionalmente

“Best Cop Ever”, a primeira longa-metragem do realizador João Bruno, foi recentemente premiada em dois festivais internacionais. O filme ganhou o prémio de “Melhores Efeitos Especiais” na categoria de Longas Metragens do Rock Horror Film Festival, no Rio de Janeiro, Brasil, e recebeu uma Menção Honrosa para “Melhor Realizador” no Festival CIM Sueca, em Valência, Espanha.

Estreado no Fantasporto deste ano, o filme passou por vários festivais internacionais, tendo sido premiado em junho no Tokyo Short Film Festival, onde ganhou o prémio de Melhor Longa-Metragem. Além disso, obteve distribuição internacional em plataformas de streaming, estando disponível na Amazon Prime para a América do Norte e na Apple TV no Reino Unido.

Apesar deste sucesso além-fronteiras, “Best Cop Ever” foi produzido sem qualquer apoio financeiro. O projeto foi realizado por uma pequena equipa de jovens sem formação na área e levou cinco anos para ser concluído. O filme destaca-se pelos efeitos especiais práticos, a construção de props e o vasto guarda-roupa, incomuns numa produção portuguesa.

A crítica tece uma análise profunda à indústria cinematográfica, tanto em Portugal quanto a nível global, enquanto celebra o cinema como arte. Segundo o Fantasporto, “se há filme surpreendente no cinema português, é este”. João Bruno, além de realizar, foi responsável por vários aspetos criativos do projeto, como a escrita do argumento, efeitos visuais, concept art, e ainda interpretou o papel principal.

Apesar dos êxitos, o realizador agora procura uma estreia na televisão portuguesa, mas ainda não houve propostas.