No dia 19 de janeiro até o dia 31 de março, a Alfândega do Porto receberá a mega exposição de fotografias do artista de rua britânico Bansky, intitulada “Banksy’s, Dismaland and Others”, uma sátira à Disneylândia. Após 31 de março, a exposição seguirá para Lisboa. O fotógrafo Barry Cawston, considerado por muitos como o fotógrafo oficial de Banksy, é o organizador dessa exposição, não oficial. Cawston é quem divulga, por meio de seus trabalhos de fotografias, o artista Banksy. Outras obras identificativas do artista, como o ‘Walled Off Hotel’ (2017) ou ‘Flower Thrower’ (2005)”, bem como uma série de trabalhos de jovens artistas portugueses, também integrarão a exposição.
A sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em ruas, muros e pontes de cidades por todo o mundo.
Em outubro do ano passado (2018), uma obra de Banksy destruiu-se depois de ser vendida por 1,04 milhões de libras (1,18 milhões de euros) na leiloeira londrina Sotheby’s. O próprio autor divulgou uma fotografia na rede social Instagram no momento em que a peça, “Girl with balloon” (“Rapariga com balão”, na tradução), se desfez em tiras ao passar por uma trituradora de papel instalada na parte inferior do quadro.

