“A Memória da Paisagem” mostra um conjunto de pinturas e desenhos de Manuel Vilarinho na Casa de Cultura da Ericeira
Neste sábado (7), pelas 18 horas, a Galeria Municipal Orlando Morais da Casa de Cultura da Ericeira inaugura a exposição “A Memória da Paisagem” do artista Manuel Vilarinho. Na inauguração, Elísio Summavielle apresentará a exposição.
A exposição é organizada pela Câmara Municipal de Mafra, sendo a curadoria da Helder Alfaiate Galeria de Arte e encontra-se patente até 6 de Outubro.

Excerto do texto de apoio à exposição “Na Ericeira de Manuel Vilarinho” por Elísio Summavielle:
“O traço da distinção do pintor, nos seus encontros com a paisagem, a história e a literatura. Integridade… Será essa, paradoxalmente, a mais impressiva das características da pintura do Manuel. O extremo discernimento do processo criativo, e o saber encontrar e traduzir com enorme coerência um universo tão pessoal, por vezes tão íntimo e não revelado. Sim é mesmo a “A Memória da Paisagem” que vem de dentro, com forma e cor. Essa cor vive e habita as paisagens breves de uma pintura sensitiva e densa, que chega a perturbar de tão aparentemente repousante… “

Manuel Vilarinho
João Manuel Matos de Lima Vilarinho nasceu em Lisboa, em 11 de Janeiro de 1953.
Vive e trabalha em Lisboa. Licenciatura em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa em 1984. Em 1992 participação por convite no “Prémio de Pintura União Latina”. Sobre a sua obra têm escrito vários críticos e historiadores de arte em livros, catálogos e publicações periódicas.
“A Memória da Paisagem”, na Casa de Cultura da Ericeira
De 7 de setembro a 6 de outubro
Horário : 3.ª a 6.ª feira das 10h às 13h e das 14h ás 18h
Sábado e domingo das 15h ás 18h
Encerra ás segundas e feriados
A entrada é gratuita.