Seis coisas para fazer em Belém nesta quinta até domingo

belém

De quinta a domingo o Centro Cultural Belém apresenta programação de Verão, o melhor dos mundos possíveis com música, poesia e arte.

A dar continuidade ao programa do Centro Cultural Belém – CCB, “Verão, o melhor dos mundos possíveis“, começa nesta quinta feira (27) e se estende até domingo (30) actividades com muita música, poesia, tai chi chuan, showcooking e exposição de arte.

1

Quinta (27 de agosto)

Noite em Belém (19h)

Nesta quinta, pelas 19 horas, com entrada livre, o programa dá início com o Ciclo de música e poesia de André Gago, no Pequeno Auditório. O Programa de André Gago tem participação de Victor Zamora (teclados) e Sandra Martins (violoncelo e clarinete)

Para todas as atividades de entrada livre deverá levantar o seu bilhete 20 minutos antes do início, junto ao Jardim das Oliveiras.

«Habituado a dizer poesia na companhia de músicos, comecei a compor para espetáculos em 2012, com os Beat Hotel. Depois surgiram as canções para A Flor do Lácio, e outras foram aparecendo, as Canções para Poetas. A parceria com Carlos Barretto é a mais antiga, a mais recente é com Maria João, pela mão de Shakespeare e pela música de João Farinha.

Não há uma unidade de género nestes quatro espetáculos, e isso agrada-me: são canções e interpretações diferentes, caminhos diferentes também musicalmente, com influências diversas. Um pouco do ator sobrou para essa plasticidade: são quatro caminhos num caminho só.» – André Gago

2

Sexta (28 de agosto)

Noite em Belém (21h30)

O filme A Espada e a Rosa (2010), de João Nicolau, com 142 minutos de duração, é exibido pelas 21h30 na Praça Centro Cultural Belém. O custo do bilhete é de 5€. O filme vai ser exibido em Blu-ray e conta sobre o personagem Manuel, que despede-se das rotinas da sua vida lisboeta e embarca numa caravela portuguesa do século XV governada pelas leis da pirataria. Uma traição a bordo desencadeia uma série de acontecimentos terríveis que o protagonista atravessa sem beliscar os seus princípios morais.

3

Sábado (29 de agosto)

Manhã em Belém (10h)

Último dia para praticar Tai Chi Chuan com Mafalda Costa da Escola Folha de Bambu, no Jardim da Pedra do Centro Cultural Belém.

As cinco aulas vão permitir desenvolver uma pequena sequência de 18 movimentos, que poderá mais tarde continuar a praticar. A prática do Tai Chi Chuan é considerada uma forma de prevenção e manutenção de saúde, pois diminui a tensão arterial, reduz o stress e a ansiedade, fortalece músculos e articulações, desenvolve a concentração e o foco, estimula o sistema nervoso e neurológico.

Os participantes deverão trazer água, óculos de sol e protetor solar.
É obrigatório o uso de máscara para o acesso ao local.

4

Sábado (29 de agosto)

Manhã em Belém (11h30)

Showcooking de Doces Conventuais com Maria Almeida, no Jardim da Pedra

Falar de doçaria conventual é muito mais do que trocar ou divulgar receitas. Há todo um enquadramento histórico, principalmente a nível socioeconómico, que é preciso perceber para que tenhamos consciência de que a doçaria conventual, tal como a pintura, a música, a arquitetura ou a literatura, faz parte do nosso património cultural.
Porquê tantas gemas, porquê tanto açúcar, porquê tantas receitas tão diferentes com os mesmos três ingredientes, porquê tantos doces diferentes com o mesmo nome? É tudo isso que vamos descobrir.

É obrigatório o uso de máscara para o acesso ao local.

 

5

Sábado (29 de agosto)

Noite em Belém (21h)

Apresentação da banda Cais do Sodré Funk Connection, na Praça CCB. Bilhetes a 5€.

Nascidos no coração do bairro boémio que lhes dá o nome, os Cais Sodré Funk Connection são uma banda de veteranos da música portuguesa e verdadeiros embaixadores do funk & soul.

soul power é assegurado por Francisco Rebelo no baixo, João Gomes nas teclas, David Pessoa na guitarra, Rui Alves na bateria e a pujante secção de sopros de João Cabrita, José Raminhos e Miguel Marques. Conduzidos pelo inconfundível one man show Silk (Fernando Nobre), são acompanhados pela voz sensual e sedutora de Tamin (Telma Santos).

Vestidos a rigor, sobem a palco para inflamar plateias, seja nas primeiras partes de espetáculos de Sharon Jones ou Lionel Ritchie, ou em parceria com artistas de renome, como Rickie Calloway, Paulo de Carvalho e mais recentemente Eduardo Nascimento e António Calvário, no Festival da Canção 2019.

Em 2012, lançaram You Are Somebody, o disco de apresentação que os levou para a rádio e os afirmou como um projeto sólido nacional.

O segundo álbum, Soul, Sweat & Cut The Crap, lançado em 2016, com 13 temas originais, conquistou um público cada vez mais fiel e consagrou-os como uma incrível banda ao vivo. Com o vídeo de Offbeat, single extraído deste álbum, realizado por Richard F. Coelho, ganharam reconhecimento internacional com o prémio de melhor vídeo de música no Cannes Short Film Festival.

Em maio de 2019, editaram o seu terceiro álbum, Back On Track, voltando a pôr o funk & soul nos carris com 12 temas originais.

Após 10 anos de concertos pelos mais prestigiados palcos do país, trazem na bagagem novas temáticas e canções para celebrar a vida adulta, sem perder a energia contagiante tão bem caracterizada na sua música.

cais do sodré em belém
Foto: Ana Viotti

 

6

Domingo (30 de agosto)

Noite em Belém (18h)

A DJ set Claudia Duarte apresenta-se no Jardim das Oliveiras com entrada gratuita. Não é necessário o levantamento de bilhete. A entrada estará sujeita à lotação disponível do recinto.

Já foi Miss Boopsie Cola, Dona de Casa aos Pratos, andou de programa em programa na Rádio Universidade de Coimbra e abriu as portas da Casa Cláudia na Radar. Acima de tudo, é e sempre foi uma apaixonada por partilhar as músicas que não lhe saem da cabeça. Com o coração povoado por guitarras mas com os pezinhos a puxar para a pista de dança crua, honesta e fervorosa. Nos seus DJ sets cabem a new wave, o trash, o electro, a indietrónica, o rock’n’roll, o disco, o notdisco, o punk, o funk, o riotgrrl, a popmuzik, etc. Porque tudo faz sentido sob uma bola de espelhos ou num delicioso final de tarde.

Belém
Foto: Frederico Moura

Acessa o programa semanal em https://www.ccb.pt/Default/pt/Inicio