A maior feira de desenhos contemporâneos presencial em Portugal – Drawing Room Lisboa, patente até domingo (31), na Sociedade Nacional de Belas Artes, anuncia os artistas vencedores aos prémios da Feira este ano.
A Fundação Millennium bcp apoia a criação artística portuguesa através do apoio à Drawing Room Lisboa. Nas edições anteriores apresentou as “Millennium Art Talks” um espaço de reflexão sobre arte e coleccionismo em que participaram destacadas personalidades portuguesas e estrangeiras e que teve igualmente uma grande adesão por parte do público.
Na quarta edição da Feira, a Fundação Millennium bcp apoia diretamente os actores da criação, divulgação e comercialização de arte com importantes prémios e cria oportunidades para novos artistas a dar-lhes reconhecimento através do “III Prémio Aquisição Fundação Millennium bcp – Talento Emergente” que elege a obra de um artista com menos de 35 anos e que passa a integrar o acervo da Fundação Millennium bcp; o “II Prémio Projeto Artístico Destacado” atribuído a um artista da Drawing Room Lisboa 2021, considerando os critérios de relevância artística da obra apresentada na Feira, bem como o percurso de dedicação e entrega ao trabalho artístico; e o “II Prémio Projeto Curatorial Galeria” dado à proposta de presença curada de uma galeria participante na Feira, em apreciação a criatividade e o risco colocados na concepção do stand.
Para além desses prémios, a Feira ainda oferece uma residência artística na Fábrica Portuguesa de Lápis, a um artista de início de carreira por meio do “IV Prémio Novo Talento Desenho – Drawing Room Lisboa & Viarco” e, graças ao apoio recebido por instituições, museus e centros de arte, galerias, colecionadores e outros profissionais – que torna esta edição ainda mais visível, com a apresentação de novidades, como a parceria do Prémio FLAD Desenho 2021, em que o artista recebe um prémio monetário de 20 mil euros.
Artistas Premiados na 4ª Drawing Room Lisboa 2021
Este ano, recebe o “Prémio Aquisição Fundação Millennium bcp – Talento Emergente“, a artista Isabel Madureira Andrade, “Foi uma surpresa, não estava a espera. Quero agradecer a Fundação Millennium, por me ter atribuído. Fiquei muito contente por estar representada na coleção. quero também agradecer a Galeria Fonseca Macedo, que está a mostrar o meu trabalho aqui na Feira Drawing Room e gostava de agradecer a Drawing Room por proporcionar este tipo de prémios que são oportunidades sempre importantes no percurso dos artistas” disse a artista.

Vencedor do Prémio Projeto Artístico Destacado, o artista Paulo Brighenti sente-se realizado em ter sido escolhido dentre tantos artistas que aprecia na Drawing Room “Na Feira tem obras de artistas que eu admiro e que tem trabalhos muito bons e por isso fico ainda mais satisfeito pela escolha do meu trabalho e pelo reconhecimento da organização e da Fundação que atribuiu o prémio. Acho que esse prémio é sempre uma noticia positiva no percurso e é uma motivação também para o trabalho futuro.”

João Azinheiro, diretor da Kubikgallery, atribui o Prémio Projecto Curatorial Galeria aos artistas Pedro Tudela, Pedro Vaz, António Olaio, Maria Durão e Felipe Cohen “Foram artistas presentes aqui na feira e que proporcionaram este prémio. Foi mais fácil com eles.” e revela que não estava a espera do prémio, “Agradeço ao prémio atribuído à Kubikgallery, pelo espaço curatorial. Gostei muito da Feira este ano, estava muito bem organizada. Fiquei ainda mais grato porque, de facto, a concorrência era muito grande. Os meus colegas tinham stands fantásticos e não pensei em ganhar de todo este ano”

Vencedor do Prémio Novo Talento Desenho – Viarco, Guillermo de Foucault recebe – para além da residência artística na Fábrica de Lápis Portuguesa Viarco e estadia na Oliva Creative Factory – um kit de material específico de desenho. “Eu estou muito feliz por ter ganhado este prémio, especialmente pelo que isso implica meu trabalho. Neste momento eu estava preocupado em encontrar novos materiais para pigmentos, grafites, carvão e tem sido em um momento muito oportuno porque eu vou ter a oportunidade de experimentar com esses materiais lá e bem eu acho que vou gostar muito e sou muito grato.” disse Guillermo de Foucault (tradução nossa).

Os artistas premiados em conjunto com representantes da Fundaçãosocie Millennium bcp e Viarco. Da esquerda para a direita: A Presidente Honorário Drawing Room Lisboa, Ivânia de Mendonça Mello; o Presidente da Fundação Millennium bcp Embaixador António Monteiro; a Administradora da Fundação Millennium bcp, Fátima Dias; e a Directora Drawing Room Lisboa, Mónica Àlvarez Careaga.

Artista vencedor do Prémio FLAD Desenho 2021
O Prémio Desenho Fundação Luso-Americana, que tem o intuito de estimular a produção, a inovação e um maior investimento nesta disciplina artística, recebeu 327 candidaturas, dez selecionadas e apenas um vencedor: Pedro Tropa. O artista agradeceu a FLAD, a Drawing Room, ao júri e aos colegas artistas participantes da Feira.

Veja o que acontece no último dia de Feira:


