Depois de um ano de pausa e uma 6ª edição (2021) ainda condicionada pela pandemia Covid-19, o Open House Porto regressa nos dias 2 e 3 de julho com curadoria da arquiteta Graça Correia e do historiador Joel Cleto, sob o tema da cidade enquanto Casa Aberta.
Segundo os curadores, o Open House Porto 2022 “vai ser apresentado sob o desígnio da esperança que nos levará a sair de casa e reencontrar a cidade enquanto ‘casa coletiva’ e nesta, os lugares que sendo públicos e infraestruturais permitem que cada cidade funcione enquanto (a nossa) Casa Aberta – uma verdadeira Open House seja na cidade do Porto, Gaia, Matosinhos ou na Maia.”
O Open House Porto procura voluntários a partir dos 16 anos com interesse pela arquitetura, pelo património construído e pela história das cidades da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia e com vontade de interação com o público.
A equipa de voluntários terá a oportunidade única de conhecer em detalhe o programa e ter contacto com a organização, com os arquitetos que assinam a autoria de espaços no roteiro, bem como com especialistas convidados.
São cerca de quatro horas durante o fim de semana e em contrapartida, o Open House Porto oferece uma experiência marcada pelo convívio, a descoberta e a amizade.
Candidaturas AQUI.
EDIÇÃO 2022
A seleção dos espaços desta 7ª edição está a cargo dos curadores, arquiteta Graça Correia e o historiador Joel Cleto.
O Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitectura (CA) – Centro Português de Arquitectura e com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.
Nesta edição, volta-se a visitar espaços interiores e exteriores, na companhia de especialistas e voluntários, num roteiro que percorrerá um conjunto alargado de espaços nas quatro cidades Open House Porto.
Todas as visitas são gratuitas.Serão dois dias de visitas, no fim de semana de 2 e 3 de julho, adaptadas às recomendações que as entidades competentes determinarem à data do evento para a prevenção do contágio Covid-19, garantindo assim a segurança do público e de todas as pessoas envolvidas na organização.
O roteiro é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos, todas também de participação gratuita.
COMO FUNCIONAM AS VISITAS
Durante um fim de semana de 2 e 3 julho próximo, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro proposto pela organização do evento. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.
O roteiro de espaços e horários de visita da 7ª edição ficarão disponíveis para consulta no site www.openhouseporto.com, após anúncio em conferência de imprensa a decorrer na segunda quinzena de junho.