O Gaivotas Symposium é um programa que tem como objetivo criar novas ligações através da celebração da empatia e da colaboração. Durante quatro dias, artistas e público são convidados a participar de práticas e ecologias contemporâneas que visam a criação de comunidades mais plurais.
O convite a uma rede de artistas e coletivos tem como intenção definir o tom para o futuro do local. O Gaivotas Symposium é inspirado na palavra “simpósio” da Grécia antiga, que se referia a encontros sociais festivos onde era possível a troca livre de ideias.
Programa com inauguração da primeira proposta “Embrionar”
No próximo dia 4 de janeiro, a partir das 20h, a Rua das Gaivotas 6 recebe a primeira proposta do Gaivotas Symposium, intitulada “Embrionar”.
O projeto, que tem como objetivo refletir sobre a alimentação e a cozinha como elementos da cultura humana e da consciencialização ambiental, contará com uma instalação de Joy Food e uma performance sonora de A lake by the mõõn, além de colaboração de Alice Artur e Joana Trindade Bento. A entrada é gratuita. O evento inaugura um laboratório de colaborações na Rua das Gaivotas 6, que pretende ser um lugar de encontro e co-criação a partir de 2023.
No dia 5 de janeiro, a partir das 18h, a Rua das Gaivotas 6 inaugura a exposição “Dell’historia Naturalle”, de Léna King-Lewis, que reflete sobre o corpo feminino enquanto interface conceptual, visual, histórica, ecológica e metafísica.
Às 19h, Cire Ndiaye e João Valinho se apresentam em uma exploração sonora em torno do corpo e da máquina.
No dia 6 de janeiro, a partir das 18h, a Rua das Gaivotas 6 recebe “Algumas Certezas de Inverno”, um projeto que convida coletivos de artistas transdisciplinares para um intercâmbio de práticas e experimentações colaborativas.
No dia 7 de janeiro, a partir das 21h30, N△N▽ apresenta sua performance “Último Dia de Leão”, seguida por uma festa de encerramento com o coletivo e plataforma queer Voraz e Bee VJ.
As atividades têm entrada paga, com valores entre 7 e 12 euros.

