No próximo dia 27 de março, em celebração do Dia Mundial do Teatro, o Teatro do Bairro /Ar de Filmes apresentará uma sessão especial da sátira O AUTO DA BARCA DO INFERNO, de Gil Vicente. A encenação ficará a cargo de António Pires e será apresentada no Castelo de São Jorge, em parceria com a Egeac. O espetáculo é uma evolução da adaptação apresentada em 2004, tendo sido reformulado ao longo dos anos para se tornar mais apelativo ao público escolar.
O AUTO DA BARCA DO INFERNO é uma obra emblemática da literatura dramática quinhentista portuguesa e, apesar de fazer parte do programa escolar, muitas vezes é vista como difícil de compreender e assistir. A obra apresenta uma alegoria onde o cais e as barcas são elementos fundamentais que representam a passagem para a vida eterna. Os personagens que chegam à praia são representativos dos tipos de sociedade da época e tentam justificar a entrada na barca do Paraíso, sendo criticados pelo Anjo e pelo Diabo pelos seus principais defeitos e faltas.
A apresentação de O AUTO DA BARCA DO INFERNO no Castelo de São Jorge é uma oportunidade única de ver a obra num ambiente histórico e emblemático da cidade de Lisboa, que tem inúmeras ligações com a figura de Gil Vicente. Além disso, a adaptação de António Pires torna o espetáculo mais dinâmico e apelativo para o público escolar, mantendo a sua crítica cáustica e mordaz aos diferentes tipos de sociedade.
A sessão especial de O AUTO DA BARCA DO INFERNO no Castelo de São Jorge terá entrada gratuita a partir das 18h00 e será uma oportunidade única para celebrar o Dia Mundial do Teatro e a obra de Gil Vicente. Com uma equipa técnica de excelência e um elenco de jovens talentosos, a apresentação promete ser uma experiência enriquecedora para todos os públicos.