Festival gratuito com presença de Lenine celebra 49 anos do 25 de Abril em Lisboa

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril organiza o Festival 2504 no Palácio Baldaya em Lisboa entre os dias 22 e 25 de abril, para celebrar o 49º aniversário do 25 de Abril.

O evento é de acesso livre e inclui concertos, workshops e conversas #NãoPodias, que contará com acadêmicos, jornalistas, artistas e ativistas em torno dos temas #NãoPodias Votar, #NãoPodias Expressar-te, e #NãoPodias ser Europeu.

O festival também oferece visitas guiadas ao Quartel do Carmo em parceria com a Guarda Nacional Republicana (GNR), onde o presidente do conselho, Marcelo Caetano, se refugiou no dia 25 de abril de 1974 e onde ocorreu sua rendição.

A programação musical do Palácio Baldaya terá início com um concerto do coletivo Vozes em Liberdade, com Martim Vicente, no dia 22 de abril às 17h. O Grupo Coral “Planície Cantada” se apresentará no dia 23 de abril às 16h, e o músico brasileiro Lenine, em concerto acústico, a oferecer uma interpretação pessoal à música tradicional brasileira, fundindo-a com uma linguagem eléctrica pop/rock, tocará no dia 25 de abril, às 17h.

O evento oferece também quatro workshops gratuitos sobre o sistema eleitoral português, música de intervenção, racismo e produção de cartazes de Abril, todos com duração de duas horas.

O Workshop do sistema eleitoral português será ministrado por José Santana, professor de Ciência Política no Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, no dia 22 de abril das 11h às 13h.

Já o workshop sobre música de intervenção será conduzido pela cantora, compositora e multi-instrumentista Francisca Cortesão no dia 23 de abril das 11h às 13h.

A iniciativa “Não Podias”, que apela aos mais jovens para que não deem a Liberdade por adquirida, contará com três conversas nos dias 22, 23 e 24 de abril, e reunirá acadêmicos, jornalistas, artistas e ativistas em torno dos temas #NãoPodias Votar, #NãoPodias Expressar-te, e #NãoPodias ser Europeu.

O festival é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica em co-produção com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril e é destinado a todas as pessoas que desejam comemorar e refletir sobre a liberdade em Portugal.