The Challenge é o primeiro longa de ficção filmado no espaço

Nesta quinta-feira, 20 de abril, estreou nos cinemas russos o primeiro longa-metragem a ser rodado no espaço, intitulado “The Challenge”. O filme foi parcialmente filmado na Estação Espacial Internacional (ISS) e contou com a participação de cosmonautas russos e um astronauta da NASA, bem como da atriz Yulia Peresild e do diretor Klim Shipenko.

O projeto foi uma colaboração entre a empresa espacial russa Roscosmos e a emissora pública Channel One, com um orçamento de cerca de 1,155 bilhão de rublos para duas semanas de filmagem. O filme tem como objetivo afirmar a liderança da Rússia no setor espacial e restaurar o prestígio da profissão de cosmonauta aos olhos da geração mais jovem. Além disso, a experiência única de treinamento expresso para voo não profissional pode ser útil para a real necessidade de enviar cientistas ou médicos ao espaço.

A trama de The Challenge envolve uma cirurgiã torácica chamada Zhenya Belyaeva, interpretada por Yulia Peresild, que é enviada ao espaço para ajudar um cosmonauta doente chamado Bogdanov, que perdeu a consciência a bordo da ISS. A cirurgia cardíaca precisa ser realizada no espaço e a cirurgiã se prepara para a viagem, mesmo sem ter tempo para criar sua filha de três anos.

A produção é a primeira colaboração entre a Roscosmos e uma emissora de TV pública russa, além de ser o primeiro longa-metragem de ficção a ser filmado no espaço por cineastas profissionais. Tanto o diretor quanto a atriz passaram por um treinamento intensivo para se prepararem para as filmagens na ISS, incluindo uma reorganização da duração das missões dos astronautas e cosmonautas profissionais, que precisaram ser estendidas para acomodar a equipe de filmagem.

Trailer do filme The Challenge: