Longevidade em destaque: Artistas brasileiros expressam a luta pela vivacidade e vida em exposição

Projeto busca sensibilizar públicos de diferentes faixas etárias para o sentido da longevidade

Longe V idade, Vivacidade, Vida é um projeto que visa debater um tema que impacta toda a sociedade: a longevidade. Além dos impactos sociais e no mercado de trabalho, a iniciativa busca chamar a atenção para o conflito mental vivido pelos idosos. Enquanto alguns se preocupam constantemente com a chegada do fim, traduzida em angústia e pessimismo, outros lutam pela vivacidade e pela vida. Artistas brasileiros expressam em seu processo criativo um manifesto estético existencial deste conflito que se traduz em um antagônico cenário.

Experiência permite a todos que se conectarem com o projeto

Diferentes técnicas, cores, formas e a reinvenção de elementos trazem à tona essa mistura de mundos vividos nessa fase da vida. Essa experiência permite a todos que se conectarem com este projeto. Rica na reinterpretação de olhares, os trabalhos despertam múltiplas sensações. Além disso, o projeto reforça que a arte e a criatividade podem beneficiar a Terceira Idade e suas questões de saúde, especificamente seu bem-estar e sua saúde mental. A criatividade desafia a mente, revela padrões escondidos e gera estímulo às conexões neurais.

Inauguração do projeto acontece em maio

Inn Gallery e RRodyner Gallery se uniram para contribuir com a qualidade de vida em nosso cotidiano. O projeto Longe V idade, Vivacidade, Vida traz um impulso para que a sociedade utilize a arte como ferramenta de longevidade, vivacidade e vida. A inauguração acontece no dia 5 de maio, às 18h, na RRodyner Gallery, localizada na Casa da Guia, em Cascais. A exposição fica aberta para visitação até o dia 5 de junho de 2023 e apresenta obras de 11 artistas: Andreza Marra, Carmen F. Fonseca, Cris Pires Furtado, Danny Suplicy, Débora Karaguilla, Ed. Garcia, Marcelo Fasolari, Mauro Laforga, Milena Julianno, Sonia Talarico e Teresa Kodama.

Evento terá música e performance poética

Além das obras de arte, a inauguração conta com música ao vivo com o saxofonista Robson Boier e uma performance poética de Susana Pires sobre o livro “O Prédio”, que mistura realidade e ficção. A obra se passa durante a pandemia de COVID-19 e segue a história do “Poeta de Muitas Faces” que explora os cinco sentidos humanos em um prédio. A poeta que também é uma vítima do vírus, admira Fernando Pessoa, uma figura proeminente que se torna o protagonista da história, e reconhece a habilidade da autora em criar uma nova identidade jazzística através de sua escrita. O livro é uma mistura de poesia e prosa poética e revela o amor da autora por sua família, escola, arte ao vivo, poesia e o Elos Clube de Lisboa. Confira esse projeto que busca sensibilizar para a longevidade e valorizar a arte como ferramenta de qualidade de vida.

Atriz brasileira Thais de Campos será jurada em exposição de arte em Portugal

Na inauguração, a ilustre presença da atriz Thais de Campos será uma das atrações especiais. Além disso, Thais será uma das juradas responsáveis por eleger a obra vencedora, que receberá como prêmio uma exposição na renomada RRodyner Gallery. A competição promete ser acirrada, com a participação de artistas renomados como Andreza Marra, Carmen F. Fonseca, Cris Pires Furtado, Danny Suplicy, Débora Karaguilla, Ed. Garcia, Marcelo Fasolari, Mauro Laforga, Milena Julianno, Sonia Talarico e Teresa Kodama, cada um trazendo sua própria visão sobre o tema da longevidade e da vivacidade na Terceira Idade. A presença de Thais de Campos adicionará um toque de glamour ao evento, e sua expertise em arte certamente acrescentará valor à seleção das obras vencedoras. Não perca a chance de conferir de perto essa exposição incrível e ver quem será o grande vencedor!