Com o regresso do Open House Lisboa em 2023, o Museu Nacional dos Coches será um dos espaços incluídos na 12ª edição deste evento que tem como objetivo olhar para as arquiteturas que nos rodeiam enquanto entidades vivas. As visitas são gratuitas e sem marcação, por ordem de chegada, salvo indicações em contrário. O evento irá decorrer nos dias 13 e 14 de maio de 2023.
O Museu Nacional dos Coches está localizado em Belém, uma zona histórica e cultural da cidade de Lisboa, e é um espaço que exibe uma coleção única de veículos antigos que foram utilizados pela família real portuguesa durante vários séculos.
O edifício do museu é um dos mais antigos de Belém e já foi usado como cocheira real. Foi construído no final do século XVII e sofreu várias reformas ao longo dos anos para se adaptar às diferentes funções que desempenhou. Atualmente, após uma profunda remodelação, é um espaço moderno que preserva a história e a tradição portuguesas.
A requalificação urbana de Belém permitiu a implantação de um novo edifício neste pólo cultural, no quarteirão nascente do Jardim Afonso de Albuquerque onde estavam instaladas as Cocheiras Reais, conforme surge indicado na planta de Filipe Folque em 1856-58. O novo edifício é formado por dois volumes levantados do chão, sendo o menor mais transparente e assente sobre uma estrutura em betão aparente, rematando a Rua da Junqueira. Já o maior, opaco, limita uma praça na continuação da Avenida da Índia que se relaciona com o piso térreo do museu, revelando o antigo limite do cais da Alfândega Velha. Uma ponte pedonal e ciclável de perfis metálicos e pilares esbeltos com guardas em betão atravessa o corpo Norte e estabelece um novo eixo de ligações desde a Rua da Junqueira até à estação de comboios de Belém e ao rio.
A 12ª edição do Open House Lisboa será uma excelente oportunidade para visitar o Museu Nacional dos Coches e conhecer a sua história, bem como admirar a sua arquitetura e o novo edifício que faz parte da requalificação urbana de Belém. Este é um evento que nos permite conhecer melhor a cidade e as suas diferentes facetas, sempre com um olhar atento para a arquitetura que nos rodeia.

