“FREE”: Peça Teatral Aborda a Crise Migratória no Mediterrâneo

O Teatro Municipal Mirita Casimiro receberá, entre os dias 18 e 28 de maio, a peça teatral “FREE”, escrita por Miguel Graça e dirigida por Rodrigo Aleixo. A obra, construída ao longo de um ano, aborda a crise migratória no Mediterrâneo e busca refletir sobre as ações humanas, o tempo, o amor e nossa posição no mundo.

O projeto teatral surgiu a convite do Teatro Gíria, que convidou Miguel Graça para escrever uma peça sobre a crise migratória no Mediterrâneo. Ao longo desse período, o autor dedicou-se a investigar os eventos que tiveram um impacto significativo na consciência coletiva a partir de 2013, incluindo o trágico naufrágio de Lampedusa, onde cerca de trezentas pessoas perderam a vida. Além disso, Graça teve a oportunidade de entrevistar refugiados, migrantes e voluntários que tiveram contato direto com essa realidade.

“FREE” é uma ficção-documental que acompanha o percurso de diversas personagens, representando, de certa forma, o melhor e o pior de todos nós. A peça pretende dar voz a essa temática e incentivar uma reflexão sobre as ações humanas diante da crise migratória, assim como sobre o tempo, o amor e nosso papel na sociedade, no mundo e no universo.

Um dos objetivos do projeto é fortalecer uma nova estrutura teatral jovem e promissora, contando com a participação de jovens artistas na criação, direção artística, produção, elenco e equipe técnica. Além disso, profissionais experientes e premiados também se unem ao elenco.

Os espetáculos de “FREE” serão realizados no TEC | Teatro Municipal Mirita Casimiro, de terça-feira a sábado às 21h00 e domingo às 16h00. Além disso, no dia 13 de maio de 2023, será realizada uma conferência sobre a temática dos refugiados no Auditório do cruzeiro (Vila das Artes). Também está prevista uma conversa com os artistas no Teatro Experimental de Cascais no dia 21 de maio de 2023.

O elenco conta com artistas renomados, como Bárbara Branco, Daryab Rasoli, Francisco Monteiro Lopes, João Gaspar, Mário Coelho, Manuela Couto, Patrícia Fonseca e Rivânia Saraiva. A percussão fica por conta de Miguel Sobral Curado. A produção executiva é do Teatro Gíria, com produção de Joana Ferreira e assistência de produção de Gonçalo Lory Costa.

“FREE” é uma co-produção do Teatro Experimental de Cascais e conta com o apoio financeiro do Ministério da Cultura, dgartes – Direção Geral das Artes, Cascais Jovem e Junta de Freguesia de São Domingos de Rana.

A estreia de “FREE” acontece no dia 18 de maio, às 21h00, no Teatro Municipal Mirita Casimiro, com um coquetel no final do espetáculo, que contará com a presença de diversos convidados.