Cartunista Miguel Paiva traz exposição política a Portugal

em lisboa, espaco talante, charge lula e caetano veloso, lula, cravo, revolução 25 de abril, caricatura, banda desenhada, desenho, revolução dos cravos, caetano veloso

O Espaço Talante, localizado na LX Factory, receberá a partir de 1 de junho uma exposição do renomado cartunista brasileiro Miguel Paiva. Conhecido por criar personagens icônicos como “Radical Chic” e “Gatão de Meia Idade”, Paiva traz a Portugal a mostra intitulada “O Brasil Redesenhado”, que aborda temas políticos e a ascensão da extrema direita.

A exposição apresentará uma coleção de charges produzidas por Paiva durante os quatro anos de governo de Jair Bolsonaro no Brasil. Segundo o cartunista, as obras são uma pequena amostra do que ele produziu nesse período conturbado da história do país. As charges foram publicadas no renomado jornal online “Brasil 247”, com ampla penetração e alcance.

“Muitos dos meus trabalhos foram publicados no ‘Brasil 247’. A ideia é contar essa história através dos cartuns, que têm o poder de transmitir mensagens de forma impactante”, explicou Paiva. Além da exposição, o cartunista também está prestes a lançar um livro de charges intitulado “Diário do Inferno”, que retrata esse período conturbado da política brasileira.

Aos 73 anos, Miguel Paiva possui uma extensa carreira no Brasil, tendo criado personagens históricos como Radical Chic, que inclusive foi adaptado para um programa de televisão estrelado por Andréa Beltrão, e Gatão de Meia Idade, que ganhou uma versão cinematográfica protagonizada por Alexandre Borges. No Espaço Talante, Paiva irá destacar a parte política de seu trabalho, que sempre foi marcante em suas produções.

“O cartum sempre foi uma maneira subversiva de narrar a verdade dos fatos. Ele revela o avesso das coisas e tem a capacidade de apontar desvios e revelar a realidade. Por isso, incomoda tanto os autoritários”, afirmou o artista.

Portugal ocupa um lugar especial na vida de Miguel Paiva, que visita o país todos os anos. O cartunista é fã dos cartuns portugueses e tem o desejo de colaborar com dois renomados profissionais da área, António e Cristina Sampaio.

“Conheço e admiro muito o cartunista António e a Cristina Sampaio. Adoraria ter a oportunidade de trabalhar com eles. Venho a Portugal todos os anos, às vezes até duas vezes ao ano. Minha esposa, Ângela Vieira, é uma atriz muito conhecida em Portugal e tem cidadania portuguesa. Temos muitos amigos e uma forte conexão emocional com o país”, revelou Paiva.

A exposição de Miguel Paiva no Espaço Talante promete encantar o público português com seu estilo único e perspicaz de abordar questões políticas por meio de suas charges. A entrada é livre, permitindo que os visitantes apreciem e reflitam sobre o trabalho do renomado cartunista brasileiro.