Ciclo de Cinema e Descolonização: Destaque para Moçambique com a exibição do documentário “Sonhámos um país”

O Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) tem o prazer de anunciar a próxima sessão do Ciclo de Cinema e Descolonização, com foco em Moçambique. No dia 17 de junho de 2023, às 10h, será exibido o documentário “Sonhámos um país” (Camilo de Sousa e Isabel Noronha, 2019), com duração de 70 minutos e em língua portuguesa. A sessão será realizada no Auditório 2 da Lisbon School of Economics and Management (ISEG), localizada na Rua do Quelhas, nº 6, Piso do Claustro, em Lisboa, Portugal.

O documentário será seguido por um debate enriquecedor com a presença do poeta e jornalista Luís Carlos Patraquim e da investigadora do CES/UC e consultora histórica do filme, Maria Paula Meneses.

A entrada para o evento é gratuita, porém, recomendamos que os interessados se inscrevam previamente através do link disponível. É importante ressaltar que a lotação do auditório será por ordem de chegada.

O documentário “Sonhámos um país” retrata a trajetória de Camilo de Sousa, um jovem que deixou Lourenço Marques, em Moçambique, no início dos anos 70. Ele se juntou aos guerrilheiros da Frelimo, passando por treinamentos e participando da luta pela libertação nacional. Atualmente vivendo em Portugal, Camilo retorna a Moçambique em busca de reencontrar dois camaradas de armas com quem compartilhou momentos na guerrilha e na direção do partido em Cabo Delgado. O filme aborda os desafios e as ilusões que surgiram durante o processo de descolonização do país.

O Ciclo “Cinema e Descolonização: Moçambique em foco” tem como objetivo proporcionar um espaço aberto e dinâmico para compartilhar memórias, narrativas, diálogos e reflexões sobre o processo contínuo de descolonização. Coordenado pela pesquisadora Jessica Falconi (CEsA/CSG/ISEG/ULisboa) e com curadoria da realizadora moçambicana Isabel Noronha e do cineasta Camilo de Sousa, o ciclo ocorrerá em formato de cineclube, com projeções mensais aos sábados, de janeiro a julho de 2023. Cada sessão contará com a presença de artistas envolvidos na produção dos filmes, além de pesquisadores e moderadores indicados pelo CEsA.

A coordenação do ciclo é realizada por Jessica Falconi, com curadoria de Isabel Noronha e Camilo de Sousa. A consultoria científica está a cargo de Joana Pereira Leite e Ana Mafalda Leite, ambos do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa. O evento conta com o apoio do CEsA/CSG/ISEG/ULisboa.

Não perca essa oportunidade de explorar e refletir sobre os legados e as memórias da descolonização em Moçambique através do cinema. Para mais informações sobre o Ciclo de Cinema e Descolonização, visite o site oficial do evento.