P. Adams Sitney na Cinemateca: Explorando a Relação entre Sexo e Espiritualidade no Cinema

Histórias do Cinema – P. Adams Sitney: Sexo e Espiritualidade na História do Cinema

A rubrica Histórias do Cinema está de volta em julho com P. Adams Sitney, renomado historiador de cinema, que apresentará uma série de cinco programas/conferências organizados em torno do tema “Sexo e Espiritualidade na História do Cinema”. Os programas acontecerão na Sala M. Félix Ribeiro nos dias 3 e 7 de julho, às 18h00.

P. Adams Sitney, conhecido por seus estudos sobre o cinema de vanguarda e o cinema moderno, descreve esse programa como uma exploração dos efeitos produzidos pelos maiores filmes do século XX, que também celebram a essência do cinema. Utilizando estratégias interpretativas retóricas e psicanalíticas, as sessões abordarão a história do cinema de vanguarda e as narrativas modernistas.

Cofundador dos Anthology Film Archives, um museu dedicado à arte do cinema com uma abordagem de vanguarda, P. Adams Sitney tem se dedicado ao estudo das vanguardas e do chamado cinema experimental. Além disso, ele também escreveu sobre o cinema moderno europeu e sua “poesia”, sendo autor de obras famosas como “Visionary Film: The American Avant Garde”, “Modernist Montage”, “Vital Crises in Italian Cinema”, “Eyes Upside Down: Visionary Filmmakers and the Heritage of Emerson” e “The Cinema of Poetry”. Nessa nova apresentação na Cinemateca, P. Adams Sitney mostrará sua vasta expertise como historiador, crítico, professor e pesquisador, indo além de sua relação íntima com o cinema de vanguarda norte-americano.

Entre os filmes apresentados nos programas estarão obras de Maya Deren, Stan Brakhage, Man Ray, Hollis Frampton, Kenneth Anger, Carl Th. Dreyer (com “Ordet/A Palavra”) e Andrei Tarkovski (com “Zerkalo/O Espelho”).

Prepare-se para mergulhar em uma jornada cinematográfica única, explorando a interseção entre o sexo, a espiritualidade e a arte por meio dessas obras icônicas do cinema.