A Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) abriu um concurso literário em homenagem a Vasco Graça Moura, um dos mais importantes escritores e intelectuais portugueses do século XX.
O Prémio Imprensa Nacional/Vasco Graça Moura distinguirá, de forma rotativa e com periodicidade anual, trabalhos inéditos de poesia, ensaio (no domínio das humanidades) e tradução (obras no domínio público).
As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 30 de setembro de 2023, através do site da INCM.
O júri do concurso será composto por três elementos indicados pela INCM, um dos quais preside. A deliberação do júri será tomada por unanimidade ou maioria simples, tendo o Presidente do Júri voto de qualidade.
O trabalho premiado será publicado pela INCM, com uma tiragem máxima de 2000 exemplares. O autor premiado receberá uma remuneração correspondente a 10% (dez por cento) sobre o preço de venda ao público, líquido de IVA, dos exemplares efetivamente vendidos.
O Prémio é uma iniciativa da INCM para promover a literatura portuguesa e homenagear a obra de Vasco Graça Moura.
Moura foi um dos mais importantes escritores portugueses do século XX. Foi autor de uma vasta obra poética, em que se destacam “A Terra sem Mal” e “O Livro das Horas”. Também se destacou como ensaísta, tradutor e editor.
O regulamento do Prémio pode ser consultado no site da INCM.