A nona edição da Festa da Ilustração, em Setúbal, decorre de 30 de setembro a 31 de dezembro, com 14 exposições de ilustração de artistas nacionais e internacionais.
A Festa da Ilustração, evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, regressa este ano com um programa que inclui 14 exposições, algumas patentes até dezembro, na Casa da Cultura, Galeria Municipal do 11, Museu do Trabalho Michel Giacometti, Casa d’Avenida, Casa do Largo, Casa Bocage, A Gráfica, Museu de Setúbal/Convento de Jesus, Livraria Culsete e bibliotecas de Setúbal e Azeitão.
As exposições contam com trabalhos de ilustradoras como Madalena Matoso, Martina Manyà e Laura Costa, bem como de artistas locais e internacionais.
Madalena Matoso, convidada nacional:
A ilustradora portuguesa Madalena Matoso é a convidada nacional da edição de 2023 da Festa da Ilustração. A sua exposição “Coisas Invisíveis” estará patente na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, de 30 de setembro a 26 de novembro.
Martina Manyà, convidada estrangeira:
A ilustradora espanhola Martina Manyà é a convidada estrangeira da Festa da Ilustração. A sua exposição “Contágio, Serigrafias Mutantes” estará patente no Espaço João Paulo Cotrim, na Casa da Cultura, de 30 de setembro a 26 de novembro.
Laura Costa, homenageada:
A ilustradora Laura Costa, falecida em 1993, é homenageada na Festa da Ilustração com uma mostra reveladora de alguns dos seus trabalhos. A exposição estará patente na Galeria Municipal do 11, de 7 de outubro a 30 de novembro.
Outras exposições:
Ainda no programa da Festa da Ilustração, destaque para as seguintes exposições:
- “Ver ao Perto”, com trabalhos de artistas locais, na Casa do Largo;
- “Levar à Letra”, na Casa d’Avenida;
- “Pelo Sonho é que Vamos – Sebastião da Gama e a Serra da Arrábida”, nas bibliotecas de Setúbal e Azeitão.
Atividades paralelas:
Além do programa de exposições, a Festa da Ilustração 2023 conta com um conjunto de atividades paralelas, desde logo na abertura do certame, a 30 de setembro, pelas 21h30, com o “Concerto da Festa!”, o qual proporciona um encontro musical com Luís Vicente Trio.
Há ainda um conjunto de conversas no decorrer do certame, com Pedro Moura, Jorge Silva, Madalena Matoso, Martina Manyà, Inês Viegas Oliveira, Bernardo Carvalho, Ana Nogueira, José Teófilo Duarte e Sérgio Godinho, agendada para 28 de Outubro, assim como visitas guiadas a exposições na Casa da Cultura, com a presença de autores.

