A cidade de Loulé será palco de uma reflexão profunda sobre o papel do feminismo na sociedade contemporânea. O Palácio Gama Lobo receberá, de 30 de novembro a 3 de dezembro, a Open Call – Laboratório Artístico: “Feminismo(s) – Instrumento para uma nova Democracia”. Este evento faz parte do processo de investigação para a criação do segundo espetáculo da Trilogia da Teoria do Pessimismo, denominado “MEMO”, previsto para estrear em 2024.
A iniciativa, promovida pela Mescla Criativa, busca envolver todas as mulheres (cis, trans), pessoas não-binárias ou em questionamento que se identifiquem com uma perspectiva feminista. O objetivo é proporcionar uma reflexão ativa sobre como o feminismo interseccional pode ser um instrumento de mudança no quotidiano de todas as mulheres.
A Open Call convida as participantes a explorar diversas linguagens, como performance, som, cinema e palavra, para expressar e partilhar as suas perspetivas sobre temas que vão desde diversidade, interseccionalidade, relações de poder, opressão de género até assuntos como contraceção, acesso à saúde, desigualdade salarial, entre outros.
Como Participar: As interessadas em participar devem submeter uma carta de apresentação/note biográfica até 250 palavras, bem como um texto original de qualquer género literário que seja um “grito” contra a opressão e o silenciamento diários.
A Open Call aceita textos em qualquer língua, mas recomenda-se, se possível, que sejam submetidos em Português. O prazo para submissões é até 20 de novembro, com a comunicação da seleção até 25 de novembro.
As pessoas selecionadas terão a oportunidade de participar na experiência que ocorrerá de 30 de novembro a 3 de dezembro em Loulé, com a chance de apresentar e discutir os seus trabalhos durante este período.
Mais Informações: Para mais informações e inscrições, os interessados podem consultar o site Mescla Criativa. As inscrições devem ser enviadas para o e-mail [email protected].
Datas e Local:
- Inauguração: 30 de novembro, 18h30 – 21h
- Dias seguintes: 1, 2, 3 de dezembro, 10h00 às 18h
- Local: Palácio Gama Lobo
Organização e Parcerias: O evento é produzido pela Mescla, com a co-produção do Cineteatro Louletano. Conta ainda com o apoio de parceiros como Casa da Escada Colorida – Rio de Janeiro, CRIA-Centro em Rede de Investigação Antropológica, Greta- Livraria Feminista, Casada Cultura de Loulé, Biblioteca de Marvila, Suggestus.
Apoio Financeiro: O projeto é financiado pela Dgartes – Direção Geral das Artes.
Este laboratório artístico representa uma oportunidade única para as mulheres e pessoas não-binárias se expressarem, explorarem e contribuírem para uma reflexão mais profunda sobre o papel do feminismo na sociedade atual.

