Mais de uma dezena de filmes do realizador belga serão exibidos em Lisboa
A Cinemateca Portuguesa apresenta, de 12 a 22 de dezembro, uma retrospetiva do trabalho do realizador belga Boris Lehman.
O ciclo, que inclui mais de uma dezena de filmes, arranca a 12 de dezembro com uma sessão única de ALBUM 1, acompanhada ao vivo por uma performance de Boris Lehman. A obra, realizada em 1974, é uma compilação de imagens e sons da vida quotidiana do realizador e da sua família.
As filmagens de Lehman, que o próprio define como “home movies”, destacam-se pela sua singularidade e experimentação. Aliadas a uma dimensão autobiográfica e fortemente performática, estas obras revelam um olhar singular sobre o mundo e sobre a própria arte do cinema.
Com uma produção que vai desde obras gigânticas, como MES ENTRETIENS FILMÉS (a rondar as 7 horas), a curtas-metragens, Lehman enquadra-se na mesma geração de nomes como Jonas Mekas ou Agnès Varda.
A retrospetiva é uma oportunidade única para conhecer o trabalho deste importante realizador belga, que tem vindo a construir uma obra singular e incontornável no panorama do cinema contemporâneo.
Retrospetiva de Boris Lehman na Cinemateca
Datas e horários:
- 12 a 22 de dezembro
- Sessões diárias às 19h
Local:
- Cinemateca Portuguesa, Lisboa
Preço:
- Bilhetes: 6€ (inteira); 4€ (estudantes e maiores de 65 anos)