“Diante do Tempo”: exposição coincide com os 18 anos que Appleton completa

“Diante do Tempo”: exposição organizada pela Appleton, que coincide com os seus 18 anos, inaugura a 12 de abril no MACE em Elvas
Com obras de 12 artistas e colectivos, exposição será posteriormente apresentada em Castelo Branco, Coimbra e Lisboa no âmbito da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea, promovida pela DGArtes
Ni Blanco Ni Negro, Belen Uriel ©Rui Luz
Appleton Associação Cultural, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, o  Centro de Artes Visuais em Coimbra e a Córtex Frontal no Alentejo, apresenta “Diante do Tempo”, uma exposição colectiva, ligada à história da Appleton, que celebra este ano o seu 18º aniversário.

 

Com inauguração a 12 de abril no MACE, em Elvas, e com itinerâncias da exposição até 2026 em Castelo Branco, Coimbra, e Lisboa, e residências em Arraiolos, este programa propõe uma reflexão profunda sobre a passagem do tempo na arte contemporânea, proporcionando um diálogo entre diferentes gerações de artistas e estabelecendo pontes entre o passado, o presente e o futuro.

 

Mais do que uma exposição itinerante, “Diante do Tempo” apresenta-se como um conjunto de momentos de mostra, produção e mediação do conhecimento, abordando temas como a passagem do tempo, a história, a política e o património. O título é uma apropriação do livro homónimo do filósofo e historiador de arte Georges Didi-Huberman, o projeto desafia a visão tradicional de uma cronologia linear da história da arte, propondo um modelo de análise que reconhece a simultaneidade de tempos e contextos.

 

Vera Appleton assume a concepção do programa, que revisita obras de artistas que marcaram a história deste espaço localizado no bairro de Alvalade, complementadas por novas criações e documentação específica. A exposição será acompanhada por textos produzidos por curadores e historiadores de arte, visitas guiadas, conversas e uma temporada especial do Appleton Podcast. O culminar do projeto será a edição de uma publicação com imagens e textos sobre as obras apresentadas.

 

Albano Silva Pereira, Ana Hatherly, Belén Uriel, Joana Villaverde, Michael Biberstein, Osso Exótico, Pedro Diniz Reis, Pedro Falcão, Sara Graça, Sara & André, Sara Mealha e Susana Mendes Silva são os artistas com obras, muitas delas inéditas, patentes nesta exposição. As peças exploram temas como a relação entre arte e património, política, temporalidade na matéria e na percepção e afecto. O programa conta ainda com performances, concertos e momentos de mediação. Em Elvas, a inauguração incluirá dois momentos especiais: uma visita guiada à exposição pelos artistas e autores dos textos, conduzida por Vera Appleton, e a apresentação da obra “Kalliope” do colectivo Osso Exótico, no Auditório São Mateus, momento inicial do projecto que o mesmo colectivo apresentará no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco em novembro 2025 e em Lisboa em março 2026, uma espécie de sneak peek. “Kalliope” integra também o programa de performances no âmbito da exposição “Amo-te” de Francisco Tropa no Museu de Serralves .

 

“Diante do Tempo” pretende ser um espaço de investigação e experimentação artística, reforçando o papel da arte contemporânea na construção da memória e na produção de conhecimento.

 

O programa “Diante do Tempo” resulta de uma parceria criada no âmbito da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea entre a Appleton – Lisboa / MACE – Elvas / CCC – Castelo Branco / CAV – Coimbra / Córtex Frontal – Alentejo.

 

Diante do Tempo

 

Museu de Arte Contemporânea de Elvas
12 abril a 5 julho 2025

inauguração com performance de Osso Exótico + visita guiada pelos artistas presentes

 

Córtex Frontal, Arraiolos

10 março a 25 março 2025

13 a 19 abril 2025

 

Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

1 novembro a 31 dezembro 2025

 

CAV, Coimbra

21 março a 19 abril 2026