“Uma Mãe Vai à Praia” realizado por Pedro Hasrouny e produzido pela Universidade Lusófona no âmbito do Kino Eyes The European Film Masters é o grande vencedor da 7ª edição do Moinho Cine Fest. Hoje, às 21h00, na Junta de Freguesia de Guifões, em Matosinhos, foram atribuídos a “Uma Mãe Vai à Praia” os prémios de Melhor Filme, Melhor Filme Nacional, Melhor Curta-metragem e uma Menção Honrosa.
Segundo o júri, que é constituído por José Paulo Santos, Lídia Muñoz e Tiago Durão, este filme “retrata, através de um plano marcante, a exaustão emocional de Teresa, uma mãe solteira que procura descanso, mas encontra-se mergulhada em tensões familiares e pressões sociais. A imagem inicial — Teresa a tentar boiar no mar, com o corpo cansado — simboliza o esforço invisível de muitos pais e mães que não conseguem desligar-se das responsabilidades, mesmo em momentos supostamente dedicados ao lazer. A praia, tradicionalmente vista como espaço de descontração, torna-se palco de comparação, julgamento e frustração.”
Na atribuição de prémios também se destacou o filme “The Steak” realizado por Kiarash Dadgar. Este filme, que é uma coprodução Canadá e Irão, foi distinguido com os prémios de Melhor Internacional e Melhor Ficção e uma Menção Honrosa. A história é sobre os preparativos de uma festa de aniversário que são destruídos por um acontecimento terrível. Segundo Kiarash Dadgar, este filme “debruça-se sobre a transformação dramática que pode ocorrer em 7 minutos. Através de uma inclinação contínua de 360 graus, a narrativa utiliza uma técnica metafórica que justapõe o início e o fim, criando uma disparidade de resultados.”
Os outros premiados da 7ª edição do Moinho Cine Fest são:
– Melhor Micro-metragem: A Culpa é da Água – Ana Leonor Guia, Marta Quintanito Roberto, Rúben Pinto e Tiago Magalhães (Portugal);
– Melhor Nano-metragem: KINOKARENINA – Andrii Makarchenko (Ucrânia);
– Melhor Animação: T-ZERO – Vicente Nirõ (Portugal);
– Melhor Documentário: 1/4 de Glória – Rafaela Gomes (Portugal);
– Melhor Filme Experimental: O Fecho de uma Refinaria – Vasco Monteiro (Portugal);
A 7ª edição do Moinho Cine Fest é organizada pela ANARTEM – Associação Cultural sob a direção do cineasta André Almeida Rodrigues e promovido pela União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões. A Câmara Municipal de Matosinhos é parceira institucional.
Moinho Cine Fest
12 de abril de 2025
-*-
Brevemente, fotos das entregas dos prémios estarão publicadas no website e redes sociais do Moinho Cine Fest.
Lista dos premiados:
Melhor Filme: Uma Mãe Vai à Praia – Pedro Hasrouny (Portugal);
Melhor Filme Português: Uma Mãe Vai à Praia – Pedro Hasrouny (Portugal);
Melhor Filme Nacional: The Steak – Kiarash Dadgar (Irão);
Melhor Curta-metragem: Uma Mãe Vai à Praia – Pedro Hasrouny (Portugal);
Melhor Micro-metragem: A Culpa é da Água – Ana Leonor Guia, Marta Quintanito Roberto, Rúben Pinto e Tiago Magalhães (Portugal);
Melhor Nano-metragem: KINOKARENINA – Andrii Makarchenko (Ucrânia);
Melhor Animação: T-ZERO – Vicente Nirō (Portugal);
Melhor Documentário: 1/4 de Glória – Rafaela Gomes (Portugal);
Melhor Ficção: The Steak – Kiarash Dadgar (Irão);
Melhor Filme Experimental: O Fecho de uma Refinaria – Vasco Monteiro (Portugal);
Menção Honrosa: The Steak – Kiarash Dadgar (Irão);
Menção Honrosa: Uma Mãe Vai à Praia – Pedro Hasrouny (Portugal);

