Noite da Literatura Europeia regressa a Lisboa a 28 de junho com autores de 15 países

Lisboa volta a acolher um dos eventos literários mais vibrantes do calendário europeu: a Noite da Literatura Europeia, que acontece no próximo dia 28 de junho, entre as 19h00 e as 23h30, nas zonas das Avenidas Novas e São Sebastião. Este evento celebra a riqueza e diversidade da criação literária contemporânea da Europa, através de leituras encenadas em locais inusitados da cidade.

Ao longo da noite, 15 autores e autoras de diferentes países — incluindo Bélgica, Grécia, Luxemburgo, Portugal e Roménia — terão as suas obras apresentadas por atores portugueses, numa verdadeira maratona de encontros entre a palavra escrita, a performance e a cidade. Vão estar presentes os escritores Emmanuelle Pirotte, Yannis Mavritsakis, Carla Lucarelli, David Machado e Sorina Rîndașu, que acompanharão ao vivo as leituras dos seus textos.

Entre os destaques da programação estão:

  • “Kairos”, de Jenny Erpenbeck (Alemanha), leitura por Sofia de Portugal no Metro de São Sebastião;

  • “A Parede”, de Marlen Haushofer (Áustria), leitura por Cheila Lima na Fundação Calouste Gulbenkian;

  • “Ainda Estamos Vivos”, de Emmanuelle Pirotte (Bélgica), sobre a Segunda Guerra Mundial, lida por Maria d’Oliveira na Nouvelle Librairie Française;

  • “Vitriol”, de Yannis Mavritsakis (Grécia), interpretada por Henrique Gomes no Museu Banksy;

  • “Os Dias do Ruído”, de David Machado (Portugal), uma reflexão sobre violência, feminismo e extremismo, apresentada por Sónia Balacó na Gulbenkian;

  • “O Reino da Disfunção”, de Sorina Rîndașu (Roménia), poesia sombria interpretada por Nuno Pinheiro no Museu Banksy.

O evento promove também acessibilidade: várias leituras contarão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa, num circuito especial.

Organizada pela EUNIC Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, Rede de Bibliotecas BLX, Europa Criativa e El Corte Inglés, a Noite da Literatura Europeia propõe um roteiro urbano e literário, onde a literatura se funde com o espaço público, convidando o público a redescobrir Lisboa através da palavra.

Data: 28 de junho de 2025
Horário: das 19h00 às 23h30
Locais: Avenidas Novas / São Sebastião
Formato: Leituras encenadas com entrada livre
Participantes: Autores e autoras de 15 países europeus