Entre os dias 28 de junho e 2 de agosto, a Cooperativa Árvore, no Porto, acolhe a exposição “Nada Foi Pós – 50 anos da Independência dos PALOP”, uma homenagem artística aos cinquenta anos de independência das cinco nações africanas de língua oficial portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A mostra tem curadoria da Associação de Colecções / Coleção Berardo e inscreve-se no espírito de cooperação e diálogo entre Portugal e os PALOP, promovendo uma reflexão crítica e sensível sobre os processos históricos de descolonização e a continuidade cultural africana.
A exposição propõe um encontro entre passado e presente, através de dois núcleos expositivos complementares. Por um lado, esculturas Tshokwe evocam universos espirituais e rituais ancestrais que continuam a moldar a identidade cultural de várias comunidades africanas. Por outro, um conjunto de pinturas e fotografias destaca cinco décadas de produção artística africana contemporânea, com obras de artistas como Malangatana, Roberto Chichorro, Francisco Van-Dúnem (Van), Edson Chagas, Mário Tique, Sansão Cossa e muitos outros.
A inauguração da exposição acontece no dia 28 de junho às 16h, com a estreia da peça de dança afro-contemporânea “NKULULEKO”, criação do coreógrafo moçambicano Tony Mondlane. “Nkuleleko” — palavra que significa “liberdade” — é uma poderosa evocação corporal da luta anticolonial, da resistência e dos caminhos trilhados rumo à autodeterminação dos povos africanos.
O programa estende-se ao longo das semanas seguintes com performances, debates e workshops, incluindo um workshop de dança Makonde ministrado pelo próprio Tony Mondlane, no dia 2 de agosto, das 14h às 15h30, encerrando este ciclo comemorativo com um mergulho na tradição e na criatividade viva da cultura moçambicana.
Local: Cooperativa Árvore, Rua Azevedo de Albuquerque, nº 1, Porto
Datas: 28 de junho a 2 de agosto de 2025
Inauguração: 28 de junho, 16h
Estreia de “NKULULEKO”: 28 de junho
Workshop com Tony Mondlane: 2 de agosto, 14h–15h30
Entrada livre

