Teatro do Brasil no Chapitô

A 2ª Mostra de Teatro do Brasil vai decorrer no Chapitô, em Lisboa, de 31 de Outubro a 23 de Novembro próximo. Uma boa oportunidade para ver produções brasileiras contemporâneas, que além de mostrar aos portugueses o que se faz de novo do outro lado do Atlântico, permite à comunidade brasileira residente em Portugal revisitar e matar saudades das suas raízes.

Este evento cultural tem um carácter inclusivo e visa a aproximação dos países lusófonos através do intercâmbio artístico. Acontece este ano pela segunda vez na carismática Tenda do Chapitô, no coração de Lisboa, incluindo cinco espetáculos diferentes, dois deles em estreia internacional, num total de treze apresentações, reunindo mais de 20 artistas e técnicos brasileiros. A primeira edição, realizada no ano passado, contou com mais de mil espectadores e o curador da Mostra, Bruno Mariozz, espera repetir (ou até mesmo superar) esse sucesso.

A 2ª Mostra abre com o espetáculo “Mãe Preta” (em cartaz de 31 de Outubro a 2 de Novembro). A protagonista é a veterana atriz Teca Pereira, que interpretou a personagem Nise no recente remake da novela “Vale Tudo”(Globo). Com encenção de Lucelia Sergio, conta a jornada de uma mulher negra que, ao superar grandes perdas, reconstrói a sua vida e afirma-se como pilar da sua comunidade. 

Mãe Preta

“Meus Cabelos de Baobá” ( de 7 a 9 de Novembro) é uma peça inspirada nas mitologias africanas e desenvolve-se em torno da história de Dandalunda, memina-mulher que fantasia um diálogo com uma árvore. Encenada por Vilma Melo, conta no elenco com Fernanda Dias (também autora), Bea Ayoola e Lidiane Oliveira. 

“Aquele Último Filme Antes da Partida” ( de 14 a 16 de Novembro) é um monólogo com autoria, encenação e interpretação de Luan Vieira, que aborda a temática LGBTQIAPN+. Nele somos transportados para uma cidade do interior onde o carteiro Caleb e o militar Josué constroem  uma relação íntima guiada pelo afeto e pelo silêncio. 

“Os Bruzundangas (in concert)” (dia 22 de Novembro, sessão única) é a primeira adaptação para o teatro do texto homónimo de Lima Barreto. Uma comédia musical satírica em que quatro atores – Jean Marcel Gatti, Hugo Germano, Dani Ornellas e Renato Carrera – cantam, dançam e interpretam aventuras no país da Bruzundanga.

Bruzundangas

E, para terminar, “Diabólica Vingança” (de 21 a 23 de Novembro), uma realização da Bruzun Company. Entrelaça dois contos de Nelson Rodrigues, revelando um mosaico de paixões obsessivas, segredos íntimos e destinos trágicos comuns a qualquer ser humano. Com adaptação e encenação de Roberto Carrera, que também está no elenco ao lado de Andressa Bittencourt e Dani Ornellas.

Os bilhetes custam 12 Euros e estão à venda na Tickteline

Mais informações: (+351)21885-5550/ [email protected]