Uma exposição a céu aberto no Aga Khan Museum, em Toronto, celebra o trabalho do artista Hassan Hajjaj. A instalação exibe retratos vibrantes de mulheres em trajes desportivos, boxeando ou a jogar futebol.
A série “La Salle de Gym des Femmes Arab” (O Ginásio das Mulheres Árabes), desenvolvida ao longo de 15 anos, é um dos destaques. Através dela, Hajjaj coloca as mulheres no centro do universo desportivo, frequentemente dominado por homens.

Há mais de três décadas, o artista marroquino, radicado em Londres, cria obras que reinventam a sua cultura de origem. As suas fotografias, esteticamente arrojadas, misturam tradição marroquina com influências da música, moda e cultura de rua, resultando num olhar único e subversivo.
A exposição, que fica em cartaz até 31 de maio de 2026, é descrita pela curadoria como um lembrete crítico de que vivemos num mundo globalizado, onde as pontes entre culturas são essenciais. Ótima opção para quem estiver por Toronto na altura, fica a sugestão.

Sobre o Artista
Hassan Hajjaj (n. 1961, Larache, Marrocos) é um artista, designer, cineasta e fotógrafo marroquino-britânico conhecido por sua celebração vívida e alegre da cultura marroquina.
O seu trabalho funde influências da pop art ocidental com a estética marroquina, inspirando-se nas tradições da fotografia de estúdio da África Ocidental, incluindo as de Samuel Fosso, Seidou Keïta e Malick Sidibé.
View this post on Instagram
Os retratos de Hajjaj frequentemente apresentam amigos posando em cenários meticulosamente estilizados que fundem cultura de rua, consumismo, alta-costura e hip-hop. Através desta linguagem visual complexa, ele desafia os clichés culturais e eleva o cotidiano e o negligenciado.
Hassan Hajjaj: La Salle de Gym des Femmes Arabes
The Arab Women’s Gym
September 13, 2025–May 31, 2026
Aga Khan Park

