No dia 16 de dezembro, às 21h, a Casa Capitão – o novo epicentro cultural do Beato Innovation District – abre as portas para a 6.ª edição dos Prémios Shortcutz Lisboa. Depois de alguns anos em pausa, a cerimónia anual regressa em força para celebrar o que de mais vibrante se fez nas curtas-metragens portuguesas ao longo de 2025, coroando a Melhor Curta do Ano e distinguindo 13 categorias técnicas e artísticas.
É um momento duplamente especial: o Shortcutz Lisboa sopra 15 velas em 2025. Desde janeiro de 2010, todas as terças-feiras à noite, este movimento independente transformou bares e salas alternativas de Lisboa num palco semanal obrigatório para o cinema curto nacional. Do mítico Bicaense ao O Bom, o Mau e o Vilão, passando pela Sociedade Guilherme Cossoul, já exibiu mais de 1400 filmes, criou público, aproximou realizadores do público e revelou nomes que hoje assinam longas-metragens e séries de referência.

A fórmula mantém-se simples e eficaz: duas curtas em competição + um filme convidado, conversa com as equipas e voto de um júri permanente de 22 vozes fortes do cinema e da cultura portuguesa – Ivo Canelas, Filipe Melo, São José Correia ou Pedro Serrazina são apenas alguns dos habitués.
Este ano, os nomeados refletem a diversidade que sempre caracterizou o Shortcutz: da animação polaca-portuguesa “Slow Light” ao experimental “Atom & Void”, passando pelo perturbador “O Procedimento” de Chico Noras (que surge em várias categorias) ou pelo delicado “The Convent Gardener” de Patrícia Neves Gomes. Há terror, documentário social, humor negro e poesia visual – tudo em doses de menos de 20 minutos.
Destaque ainda para dois prémios especiais: o Prémio Futuro, que sinaliza novos talentos emergentes, e a distinção Figura Shortcutz, que já homenageou festivais como IndieLisboa, Queer Lisboa ou MOTELX e instituições como a Universidade Lusófona.
A 16 de dezembro, a comunidade cinéfila lisboeta volta a vestir-se de gala (mas sem smoking obrigatório) para uma noite que promete ser tão descontraída quanto emocionante. Porque, afinal, é nas curtas que muitos dos grandes começos acontecem – e o Shortcutz Lisboa continua a ser a melhor montra disso.
16 dezembro | 21h | Casa Capitão, Beato
Entrada livre (sujeita à lotação)
Mais info: shortcutznetwork.com/lisboa

