A Vida Secreta dos Velhos: o espetáculo que faz o público rir, chorar e corar ao mesmo tempo chega a Braga

Se alguém ainda acha que teatro sobre velhice tem de ser triste ou piegas, Mohamed El Khatib veio para provar exatamente o contrário. No dia 28 de novembro, às 21h30, a Sala Principal do Theatro Circo abre as portas para A Vida Secreta dos Velhos (La Vie Secrète des Vieux), uma das obras mais celebradas da cena europeia contemporânea e, provavelmente, o espetáculo mais terno, engraçado e desconcertante que Braga vai ver este ano.

A premissa é simples e devastadora: “O fim da vida é o fim do amor?” A resposta de El Khatib é um sonoro “nem pensar”.

Durante anos, o encenador francês (um dos nomes mais inventivos da nova geração) sentou-se com centenas de idosos – de lares, apartamentos, vilas e bairros populares – e perguntou-lhes, sem rodeios, sobre desejo, sexo, amor e intimidade. O resultado é um retrato coletivo que mistura documentário, poesia e performance, onde quem sobe ao palco não são atores profissionais, mas pessoas entre os 70 e os 90 anos que contam, na primeira pessoa, as suas histórias mais secretas.

E que histórias. Fala-se de encontros às escondidas em lares, de vibradores escondidos na gaveta das meias, de namoros que começam aos 85, de orgasmos que “agora demoram mais mas valem por dois”. Tudo com um humor tão leve quanto desarmante e uma sinceridade que faz o público alternar entre gargalhadas e lágrimas em segundos.

A crítica francesa rendeu-se sem reservas. O Les Echos chamou-lhe “infinitamente engraçado e profundamente humano”; o Le Monde elogiou o “confronto habilidoso entre a moralzinha cautelosa do espectador e esses idosos sem tabus”. Em Portugal, quem já viu (o espetáculo passou por Lisboa e Porto nos últimos anos) sai da sala com a sensação de ter sido abraçado por um grupo de avós muito atrevidos.

Mohamed El Khatib, artista associado a algumas das casas mais prestigiadas de França, é mestre em transformar a intimidade em matéria épica. Depois do impacto de Finir en beauté (sobre a morte da mãe, premiado em 2016), este trabalho sobre a sexualidade na terceira idade consolidou-o como um dos grandes observadores do nosso tempo.

Em Braga, a peça chega integrada no programa Cenários do Teatro Nacional D. Maria II – uma iniciativa que, este ano, cruza a Capital Portuguesa da Cultura com as cidades finalistas à Capital Europeia da Cultura 2027 (Aveiro e Ponta Delgada). É mais um motivo para não perder: além do espetáculo, os dias 27 e 28 trazem debates sobre o futuro da arte em Portugal e o papel das cidades médias na Europa cultural.

A Vida Secreta dos Velhos 28 novembro | 21h30 | Sala Principal do Theatro Circo Bilhetes: 12€ (6€ com cartão Pentágono) Disponíveis na bilheteira e na BOL www.theatrocirco.com

Leve lenços, leve abertura de espírito e, se possível, leve os seus avós. Vão todos sair de lá mais leves – e, quem sabe, com vontade de telefonar a alguém especial.