O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa está de volta para sua 14ª edição, trazendo uma seleção diversificada de filmes que celebram a diversidade cultural e social. O festival, que acontecerá entre os dias 29 de junho e 7 de julho, em Lisboa e Almada, apresentará produções de Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste.
Com uma programação variada, o FESTin convida o público a embarcar em uma emocionante viagem pelos países de língua portuguesa por meio do cinema. Durante nove dias, os cinemas Ideal, São Jorge, Fórum Lisboa e Cine Incrível serão palco de exibições de filmes que abordam temas como música, diversidade, inclusão social, infanto-juvenil, direito à habitação, racismo e sexo. Com quase 40 títulos em exibição, o festival trará produções aclamadas, algumas das quais já foram apresentadas em festivais renomados, como Berlinale Panorama 2022, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival du Cinéma Brésilien de Paris e International Film Festival Rotterdam 2023.
A diretora do FESTin, Léa Teixeira, destaca a importância do tema escolhido para esta edição: a diversidade. Segundo ela, o festival busca trazer de volta a esperança, a alegria, o fazer e a cultura por meio das obras cinematográficas selecionadas. Os filmes em competição serão avaliados por júris que concederão o Prémio Pessoa e menções honrosas nas categorias de Melhor Longa-Metragem (Ficção), Melhor Realizador (Ficção), Melhor Ator (Ficção), Melhor Atriz (Ficção), Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem.
Além das exibições, o FESTin oferece uma programação paralela com atividades como festas, confraternizações e rodadas de negócios, proporcionando aos participantes uma experiência completa e enriquecedora. Pela primeira vez, o festival atravessará o Rio Tejo, levando uma sessão de curtas-metragens ao Cine Incrível, em Almada.
O FESTin também reserva espaço para o público infantil com o FESTinha, uma sessão especialmente voltada para crianças de 5 a 10 anos. Três filmes serão exibidos: “Chef Jack, o Cozinheiro Aventureiro” (Brasil), “A Fita Cor-de-rosa” (Cabo Verde) e “Caiçara” (Brasil). Ao final da sessão, as crianças terão a oportunidade de votar no filme de sua preferência, e o vencedor receberá o Prémio Pessoa de Melhor Filme Infantil.
A tradicional Mostra de Cinema Brasileiro, presente desde a primeira edição do FESTin, contará com filmes como “A Serra do Roncador ao Poente”, “Profissão Livreiro”, “Otavio III – O Imperador”, “Delicadeza” e “Pixinguinha, Um Homem Carinhoso”. Além disso, a mostra “Os Diferentes Sotaques da Lusofonia”, em parceria com a PROCULTURA, apresentará obras como “Moon Mole”, “Timbila”, “Condicionado”, “Cimboa”, “Ela Não Vem”, “Sumara Maré” e “Feira da Ladra”.
A 14ª edição do FESTin promete encantar o público com uma seleção diversa e envolvente de filmes, proporcionando uma experiência única de imersão na cultura dos países de língua portuguesa. Os locais de exibição serão os cinemas Ideal, São Jorge, Fórum Lisboa e Cine Incrível. Não perca a oportunidade de vivenciar o poder do cinema como uma ferramenta de expressão e conexão entre diferentes culturas.
Para mais informações sobre o festival, acesse o site oficial do FESTin.

