Montebelo Mosteiro Alcobaça Historic Hotel, Restaurante Razão, Único – Um projeto Este Oeste e Semear, Ultra Blue Island by Azores Trail Run e Boom Festival 2022 são os premiados
O Prémio Nacional de Turismo (PNT) 2023 distinguiu, no dia 20 de dezembro, no Forte da Crismina, no Guincho, cinco projetos e entidades que se destacaram no setor do turismo português.
Na categoria Turismo Autêntico, foram premiados ex-aequo o Montebelo Mosteiro Alcobaça Historic Hotel e o AgitÁgueda Art Festival.
O Montebelo Mosteiro Alcobaça Historic Hotel está instalado no Claustro do Rachadouro, do Mosteiro de Alcobaça, classificado como Património da Humanidade pela UNESCO. O projeto de arquitetura e das peças de mobiliário foi assinado por Souto Moura, sem desvirtuar a essência nem a beleza do histórico edifício.
O AgitÁgueda Art Festival reuniu, em julho de 2022, em Águeda, uma mão cheia de artes, desporto e lazer em prol da preocupação ambiental e da mostra cultural e patrimonial do concelho. A finalidade consistiu em valorizar o que é local e, ao mesmo tempo, gerar fluxos turísticos, de modo a contrariar a sazonalidade a que Águeda estava dependente.
Na categoria Turismo Gastronómico, o vencedor foi o Restaurante Razão, que está instalado no edifício principal do alojamento Socalco Nature Calheta, na vila piscatória da Calheta, na encosta sul da ilha da Madeira. O proprietário e chef madeirense Octávio Freitas aposta numa política “Km 0”, já que hortícolas e fruta têm origem na propriedade, que inclui a produção de vinho. “Da horta para o prato” é mesmo o lema do restaurante. A sustentabilidade social é outra das vertentes do projeto que integra colaboradores com mais de 60 anos.
Na categoria Turismo Inclusivo, o prémio foi atribuído ao Único – Um projeto Este Oeste e Semear, criado em junho de 2022. No Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a equipa do espaço, que serve diariamente pequenos-almoços, brunchs e almoços, é constituída por pessoas com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento. A formação é realizada na Academia Semear e o objetivo é implementar a valorização e a independência pessoais. O combate ao desperdício alimentar e a aposta na economia circular são outras das vertentes do projeto.
Na categoria Turismo Inovador, o vencedor foi o evento Ultra Blue Island by Azores Trail Run, realizado todos os anos, no primeiro fim de semana de maio, na ilha açoriana do Faial. Oferece seis percursos diferentes e acessíveis a todos, sejam ou não atletas. Dispõe de sistemas de cronometragem avançados e localização por GPS. Além de beneficiar de futuras ações associadas ao turismo desportivo e de Natureza, estimula a economia, a cultura, o património, as tradições e a gastronomia locais, e contribui para minimizar da sazonalidade turística. Os participantes são ainda convidados a plantar árvores autóctones.
Na categoria Turismo Sustentável, foram distinguidas duas candidaturas: o projeto AQUA+Hotéis “Água na medida certa” e o Boom Festival 2022.
O projeto AQUA+Hotéis “Água na medida certa”, criado em dezembro de 2021, tem como promotora a ADENE – Agência para a Energia. O objetivo é classificar e promover a eficiência hídrica, através do recurso a energias renováveis e do incentivo ao aproveitamento de águas pluviais, por exemplo, em empreendimentos turísticos e alojamentos locais.
A distinção do Boom Festival 2022, festival independente de música, arte e cultura, em Idanha-a-Nova deve-se ao facto de a eletricidade para a realização deste evento ter sido produzida recorrendo a 106 painéis solares. Foram ainda instaladas casas de banho de compostagem, sem recurso a água, bem como torneiras com temporizador e redutor de caudal, além de chuveiros com utilização limitada, entre outras ações implementadas em nome do ambiente

