UM ROSTO DE 2000 ANOS!

Foto: Reprodução, Facebook da Escultora Jennifer M Mann (Link)

Mais uma vez a arte nos leva a viajar pelo tempo e conhecer o rosto de uma egípcia de 2000 anos atrás. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Melbourne, Austrália, reproduziu a partir de um crânio de uma múmia, a fisionomia do que teria sido uma jovem egípcia. A equipe, que incluiu um especialista em imagem, um egiptólogo forense e uma escultora, reconstruiu o rosto da múmia, etapa por etapa.

Com a ajuda de um especialista em imagem, a equipe da Universidade de Melbourne utilizou exames e tomografias para criar uma réplica impressa-3D do crânio da múmia. Em seguida, os cientistas estudaram as características faciais-óssea do espécime, tais como o tamanho e ângulo da mandíbula e as características das órbitas dos olhos, para determinar que a cabeça pertencia a uma jovem mulher de aproximadamente 25 anos.
A análise dos invólucros e o estilo de embalsamamento sugerem que a mulher era uma aristocrata importante.

Foto: Reprodução, Facebook da Escultora Jennifer M Mann (Link)
Foto: Reprodução, Facebook da Escultora Jennifer M Mann (Link)

“Percebemos que a parte superior de seu crânio é muito fina. É extremamente porosa “, acrescentou o antropólogo biológico Varsha Pilbrow da Universidade de Melbourne. Esta condição pode ter sido provocada pela malária ou alguma infecção. Os pesquisadores acreditam que a cabeça da múmia chegou à universidade no início do século XX, entre as coleções de arqueólogo Frederic Wood Jones.

Após criteriosos estudos anatômicos e forenses pode-se encontrar um padrão de rosto. A partir das características levantadas, ficou por conta da escultora Jennifer Mann “ressuscitar” a jovem egípcia! Abaixo vídeo com o teaser do trabalho. A arte é um instrumento tão incrível e poderoso que é capaz de nos leva para o passado ou para o futuro!

facebook_iconConfira o facebook da Escultora

Coluna – Marco Monteiro 
Marco Monteiro, brasileiro, Natal, RN, Brasil, 1975. Artista, designer, arqueólogo, ecritor e pesquisador, autor do livro didático “Artes Visuais – 2º Período” (História da Arte – Editora Geração Digital – Brasil – 2013) co-editor do “Arte351 Magazine” e Doutorando em Teoria e História da Arte. www.mmonteiro.com

Deixe uma resposta