Gulbenkian recebe projeto de inclusão de arte de crianças refugiadas

Na sua segunda edição (2016-2018), a iniciativa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social selecionou 16 projetos de intervenção social pela arte que, ao longo dos últimos três anos, mereceram o apoio da Fundação. No último fim de semana de janeiro, alguns destes projetos irão mostrar o resultado do trabalho que desenvolveram junto de pessoas vulneráveis e em situações de exclusão, na mostra “Isto é PARTIS”.

Todos os eventos têm entrada gratuita e ocorrerão entre os dias 23 a 27 de janeiro.

A conferência “Arte e Comunidade: diálogos irrequietos” (25 janeiro), no Auditório 2 da Fundação Gulbenkian receberá representantes dos projetos Basket Beat, Tum Tum Tum, Coletivo Bonobando e Forças Combinadas para uma troca de ideias sobre o papel da arte na comunidade e a forma como uma e outra se relacionam e influenciam. A conferência será também o momento de fazer o balanço desta segunda edição PARTIS e contará com a participação da escritora e jornalista Cláudia Galhós.

A fotografia estará também em destaque neste Isto é PARTIS, com duas exposições de entrada livre. A exposição ILHA, do projeto Retratos das Ilhas – Bonfim para além das fachadas, reúne fotografias de Paulo Pimenta e de um grupo intergeracional com participantes de duas associações sociais do Bonfim, no Porto. As imagens são o resultado de um exercício de reflexão em torno do que significa viver numa ilha e estarão expostas na Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, até 13 de fevereiro.

Já a exposição Refúgio e Arte: dormem mil cores em meus dedos, organizada pelo Conselho Português para os Refugiados, seleciona alguns dos trabalhos e registos fotográficos dos jovens residentes na Casa de Acolhimento para Crianças Refugiadas, oriundos de vários países africanos, numa mostra que estará patente na Zona de Congressos da Fundação durante o Isto é PARTIS (23 a 26 janeiro).

A manhã de dia 26 será dedicada às Artes Circenses, pela mão do projeto Forças Combinadas, do Chapitô. A deslocação ao Centro Educativo Padre António Oliveira, em Caxias, permitirá conhecer a tenda de circo que serve de palco aos jovens que cumprem medidas tutelares educativas neste centro, e que prepararam não só um espetáculo, mas também um workshop, para experimentar as várias Perspetivas do circo.

Os concertos Renascer (26 janeiro) e Xilobaldes (27 janeiro) serão, respetivamente, uma homenagem à força e coragem dos sobreviventes dos incêndios do verão de 2017, apresentada no contexto do projeto Zéthoven – Plante Um Músico; e um hino à criatividade e ao poder da música como ferramenta de capacitação, tal como defende o projeto Tum Tum Tum.

Curtas Migratórias, uma longa-metragem que engloba seis curtas realizadas por jovens de diferentes bairros do distrito de Lisboa, no âmbito do projeto Odisseia, será apresentado sob a forma de filme-concerto, no final do dia 26. Serão os próprios participantes do projeto a musicar ao vivo os filmes que contam as suas histórias.

Por fim, no dia 27 de janeiro, a exibição do documentário que apresenta o balanço do projeto Geração SOMA, em estreia absoluta, dará a conhecer o trabalho desenvolvido com crianças entre os 5 e os 16 anos de escolas do Ensino Básico de Lisboa, integrando também crianças com necessidades educativas especiais e os respetivos educadores (professores e pais), através da dança, música e performance.

 

PROGRAMA

23 jan – 13 fev
Exposição Ilha, do projeto Retrato das ilhas: Bonfim para além das fachadas
Ordem dos Arquitetos. Saiba Mais

25 – 27 jan
Exposição do projeto Refúgio e Arte: dormem mil cores em meus dedos. Saiba Mais

25 jan
10:00 – Conferência Arte e Comunidade: diálogos irrequietos. Saiba Mais

26 jan
10:00 – Artes Circenses e Workshop Perspectivas do projeto Forças Combinadas. Saiba Mais
16:00 – Concerto Renascer do projeto Zéthoven – Plante Um Músico. Saiba Mais
18:00 – Filme-concerto Curtas Migratórias do projeto Odisseia. Saiba Mais

27 jan
16:00 – Concerto Xilobaldes do projeto Tum Tum Tum. Saiba Mais
18:00 – Documentário do projeto Geração SOMA. Saiba Mais