Rembrandt e sua obra “Night Watch” (Ronda Noturna), voltam a destacar-se no mundo das artes através de um projeto ambicioso e inovador do Rijksmuseum.
Iniciada em 8 de julho de 2019, a Operação Night Watch promete uma imersão única na obra do mestre da pintura, Rembrandt. O Rijksmuseum inaugurou o maior e mais abrangente projeto de pesquisa e conservação da história da obra Night Watch do pintor holandês. O objetivo do projeto é a preservação a longo prazo da pintura. Toda a operação ocorrerá em uma câmara de vidro especialmente projetada para que o público visitante possa assistir o trabalho de restauro, seja presencial ou pela internet.
Encomendado em 1642 por Frans Banninck Cocq, prefeito e líder da guarda cívica de Amsterdão, a Night Watch é reconhecida como uma das mais importantes obras de arte no mundo. Em 1975 a obra sofreu um ataque, o que resultou em uma grande restauração, a última feita na pintura. Ao completar 40 anos de seu último restauro a Night Watch receberá um tratamento especial onde serão aplicadas as mais avançadas de restauro, captura de imagens digitais, pesquisas científicas e técnicas. Ciência da computação e inteligência artificial serão utilizadas para uma melhor compreensão da aparência original da pintura e do estado atual. O resultado da pesquisa será utilizado como alicerce para a elaboração de um plano de tratamento e restauração da pintura. Operação Night Watch promete ficar para a história do Rijksmuseum. O complexo processo de restauro da obra de Rembrandt foi elaborado em detalhes e conta com uma estrutura de vidro instalada ao pé do quadro que permite acompanhar os trabalhos de recolha de informação feitas na obra. A fase de investigação deverá durar cerca de um ano, e serão utilizados scanner com raio-X e infravermelhos, e cerca de 12 mil fotografias para a criação de uma imagem 3D da Night Watch.
“Taco Dibbits, diretor geral do Rijksmuseum: O Night Watch é uma das pinturas mais famosas do mundo. Ela pertence a todos nós e é por isso que decidimos conduzir a restauração dentro do próprio museu – e todos, onde quer que estejam, poderão acompanhar o processo on-line.”
2019, O Ano de Rembrandt
2019 marca o 350º aniversário da morte de Rembrandt Harmenszoon Van Rijn, ou apensa Rembrandt. Para homenagear a data, o Rijksmuseum organizou duas grandes mostras do artista. A primeira exposição contou todo o acervo de pinturas, desenhos e gravuras de Rembrandt no Rijksmuseum. A segunda exposição, Rembrandt-Velázquez (11 de outubro de 2019 a 19 de janeiro de 2020), colocará o mestre no contexto internacional, a apresentar as obras-primas espanholas e holandesas do século XVII em diálogo entre si. O Rijksmuseum presta homenagem ao mestre Rembrandt, através de um alargado programa de exposições e eventos a não perder.
Link para saber mais detalhes e acompanhar o projeto pela internet
https://www.rijksmuseum.nl/en/nightwatch